domingo, 24 de outubro de 2010

GESTÃO ESCOLAR

O V semestre foi o semestre que trabalhou interdisciplinas voltadas para a organização, recursos e funcionamento das escolas. Como exercia na época a função de gestor de escola pude relacionar e avaliara as teorias estudas com minha prática o que me permitiu refletir e unir teoria e prática, prática e teoria, ambas caminhando juntas, enriquecendo o meu fazer diário, a experiência.
As aprendizagens estudadas em todas as disciplinas estavam relacionadas mas entre as postagens gostaria de destacar a de Título Gestor de Escola.
A nova lei de 1996, afirma o espaço escolar como social e cultural como também democrático efetivamente, onde o gestor de escola precisa buscar o equilíbrio entre as funções. Este precisa ter noções de sistema de ensino a fim de estabelecer as ligações necessárias com professores, comunidade assim como exigências próprias da rede de ensino. Deve ter a capacidade de relacionamento com públicos estratégicos, articulando diferentes partes da escola como também distribuir funções.
Frente a tantos desafios, o gestor necessita formar uma equipe a seu favor e a favor da aprendizagem dos alunos, principais atores destas ações. Neste contexto de mudança da escola como uma totalidade, observamos duas funções distintas das instituições: o conhecimento reflexivo e as relações humanas. A informação, na contemporaneidade, está acessível a todos através dos mais diversos tipos de fontes e cabe ao espaço escolar buscar a reflexão destes saberes bem como inseri-los em um contexto prático.
A equipe diretiva precisa estar afinada aos ideais de uma escola reflexiva, pois tem a função de gerir de forma participativa, cooperativa e educativa. Educativa é a equipe que adapta o conhecimento teórico para a prática de forma contextualizada, tendo a realidade enquanto problematizadora, vendo a si e os atores da gestão em diálogo e aprendizado contínuo. Age dentro de uma liderança compartilhada, percebendo a cultura organizacional enquanto elemento educativo e é gerido por todos, representado por um.

Nenhum comentário: