domingo, 9 de maio de 2010

O que trabalhar com os alunos?

Na minha primeira semana de estágio não planejei nenhuma atividade no laboratório de informática pois havia sido informada que a preferência era para alunos das modalidades mais avançadas e minha turma é totalidade 2. Tal foi minha surpresa que uma aluna me questionou se não íamos para o laboratório naquela semana. A partir desse dia tenho conseguido agendar aulas no laboratório toda a semana.
Na primeira semana como estava trabalhando meio ambiente programei um jogo com o nome casa eficiente. Com essa atividade percebi a grande dificuldade dos alunos com o uso do computador. Não tinham noções básicas para uso dessa ferramenta. Na semana seguinte como estava trabalhando alimentação e pretendo organizar um livro de receitas para cada aluno planejei a pesquisa de receitas culinárias. Tal foi a minha surpresa quando os alunos informaram que nunca tinham acessado a internet e por isso tiveram muita dificuldade. Para a aula da semana passada planejei um jogo de multiplicação para trabalhar no laboratório, mas fiquei me questionando qual a melhor forma de orientar essas pessoas para que se apropriem desse recurso, já que demonstram bastante interesse e têm consciência da necessidade de usufruir dessa tecnologia. Pensando assim fui para internet pesquisar recursos para orientar meus alunos. Encontrei no Espaço Educar aulas de Informática com lições onde aprendem a nomear os periféricos do PC, a ligar e desligar o Micro e digitação o que leva a descoberta dos conhecimentos básicos para uso desta ferramenta. Estava muito apreensiva quanto a reação da turma quando apresentei a atividade, mas o resultado foi surpreendente. Os alunos voltaram para a sala de aula mais confiantes, acreditando que essa atividade deve continuar, porque só assim poderão adquirir autonomia para usar essa tecnologia. Ainda tenho dúvida quanto a essa proposta de atividade pois sei que existe muita coisa a explorar no computador e eles estão se limitando a uma atividade. Pretendo continuar com essa atividade mais uma semana uma vez que eles pediram para continuar.

Nenhum comentário: