domingo, 23 de maio de 2010

Trabalho com PA

A condição da coordenação pedagógica para que fizesse meu estágio nesta escola era que eu continuasse a metodologia usada na escola. Para isso a professora titular está acompanhando as minhas aulas. Depois de algumas semanas de aula resolvi fazer uma tentativa para desenvolver um PA com a turma. Apresentei um projeto de Aprendizagem à coordenação pedagógica que concordou que eu trabalhasse essa proposta com os alunos. Sei que o tempo está curto mas, era essa a possibilidade para desenvolver essa proposta que eu acredito seja muito boa pois promovia o desenvolvimento da autonomia do indivíduo.
A turma apesar de acreditar que a aprendizagem é ler, escrever e fazer cálculo já começa a se interessar em trabalhar em grupo e acreditar que existem outras possibilidades de construção de aprendizagem. Nesta semana iniciei o trabalho com a análise das perguntas trazidas pelos alunos e observei resistência por parte de alguns alunos a aceitar a decisão dos colegas de que sua pergunta não era relevante para uma aprendizagem significativa. A próxima etapa será a definição dos grupos, por temas de interesse comum, refinamento das perguntas e levantamento de certezas e dúvidas O que eu já sei ( certezas provisórias) ? O que desejo saber ( dúvidas provisórias)?Quais situações encontradas em outras situações que podem me ajudar?
Espero conseguir mediar a formação dos grupos de modo a satisfazê-los.

Nenhum comentário: