terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Construção da Língua Escrita

Revisitando a postagem que aborda a Psicogênese da Escrita Emília Ferreira e Ana Teberosky, considerei importante destacar devido as importantes contribuições que trouxeram para à construção da escrita pela criança. É importante que o alfabetizador conheça os processos psicolinguísticos por que passa uma criança ao aprender a ler e escrever. O alfabetizador precisa compreender por que a criança está pensando daquela maneira, para fazer as intervenções e elaborar atividades para ajudá-la a avançar no processo de aquisição da língua escrita. O processo lingüístico por que passa o adulto é idêntico ao da criança. O professor precisa conhecer como se dá esse processo para fazer as intervenções necessárias. Durante o estágio me deparei com situações onde não me senti capacitada para fazer as intervenções necessárias. Na turma havia uma senhora com 52 anos que há 7 estava na mesma turma. Não consegui situá-la em estágios, pois talvez devido a baixa estima construa hipóteses diferentes para situações idênticas. Acompanhar o processo de alfabetização exige teoria e comprometimento do professor.

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