sábado, 27 de novembro de 2010

Revisando o Eixo VIII

Estive analisando minhas postagens do período de estágio. Dos meus registros destaco a mudança observada nos alunos devido as habilidades que desenvolveram ao longo do período e os conflitos observados.
Para desenvolver Projeto de Aprendizagem precisei romper várias barreiras o que prejudicou o andamento dos trabalhos, porém os resultados mostram que valeu a pena. Mostrou também a importância do PA que confirma que só os alunos podem definir o que realmente querem aprender. O professor mesmo com um bom diagnóstico não dá conta desta demanda.
O resultado do trabalho foi medido através da satisfação dos alunos assim como as frustrações diante de uma direção autoritária que interfere nas atividades pedagógicas desconsiderando o trabalho dos alunos.
Os vários conflitos observados no período de estágio, em alguns casos comprometeu o andamento das atividades devido ao fato dos alunos sentirem-se desrespeitados e sem espaço para defender-se. Muitos alunos de todas as totalidades abandonaram a escola.
Os conflitos foram apresentados como questão de investigação para o TCC.
No início do IX semestre precisei definir o foco para a questão a ser investigada em meu TCC que ficou assim definido: A avaliação e a permanência dos alunos na EJA: um desafio para os educadores.
Assim o meu TCC tomou forma onde mostra a problemática da aprendizagem, da avaliação e a permanência do aluno de EJA, devido a falta de comprometimento da sociedade como um todo por esses brasileiros que estão sendo excluídos mais uma vez.

Nenhum comentário: