Toda a criança tem direito legal de freqüentar a escola regular. Para que a inclusão desse aluno ocorra de fato é necessário que todos os profissionais que trabalham na escola estejam comprometidos com o progresso desse aluno, uma vez que esse aluno não é responsabilidade somente de sua professora, mas de toda a comunidade escolar.
O currículo deve ser flexível e os profissionais devem buscar qualificação a fim de promover a aprendizagem do aluno de acordo com seu ritmo. O professor deve tomar cuidado a fim de não discriminar seu aluno, na realização das atividades. Deve oferecer as mesmas atividades dos demais alunos, porém orientar sua realização de acordo com a possibilidade do aluno.
Em nossa escola temos uma aluna de segunda série, cadeirante que sofreu paralisia cerebral. Outro dia fiquei com a turma é uma experiência gratificante acompanhar o esforço da menina para realizar a atividade. A atividade deixada pela professora era escrever um texto a partir de frases iniciadas em cada parágrafo. Como a menina não domina a leitura e a escrita eu lia a frase inicial e pedia que continuasse com desenho.
A cada parágrafo concluído os olhos da menina brilhavam de satisfação.
A turma é grande e muito agitada mas o respeito e a solidariedade para com a colega é admirável.
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