Apesar de não atribuir ao social uma importância tão significativa quanto Vygotski, Piaget o considera um dos fatores fundamentais para a promoção do desenvolvimento cognitivo. Em seus estudos sobre a solidariedade (PIAGET, 1998, p. 68), ele argumenta que, sem usufruir os benefícios do convívio social, o aluno não consegue desvendar ou compreender a ciência, ficando restrito a "uma acumulação de conhecimentos que o indivíduo sozinho seria incapaz de reunir". Para que isto ocorra, no entanto, o sujeito precisa ter desenvolvido certas estruturas que permitem elaborar o que ele denomina de "solidariedade interna". Neste estágio, o aluno tem capacidade de criar suas próprias regras em conjunto com seu grupo, e exercer a cooperação intelectual. As condições indispensáveis para que isto ocorra são as mesmas que caracterizam um ambiente de aprendizagem colaborativa: ausência de hierarquia formal, um objetivo comum entre todos, respeito mútuo às diferenças individuais e liberdade para exposição de idéias e questionamentos.
A atividade proposta na temática três, de aprendizagem colaborativa visa desenvolver a autonomia do aluno, onde ele deve criar estratégias para desenvolver sua aprendizagem e dos membros do seu grupo, superando as dificuldades, criando ambiente que propiciem o crescimento do grupo.
Esta proposta é muito interessante, porém eu ainda não consegui desenvolver os objetivos aqui proposto já que não consegui superar as dificuldades com o uso da tecnologia.
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