quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PRÁTICA DOSCENTE

Após ler os textos propostos,na disciplina Escola, Cultua e Sociedade,refletir sobre minha formação, dialogando e observando o desenvolvimento dos alunos penso que ser professor requer vocação e muito amor e também consciência de responsabilidade.
Ser professor é saber ensinar, é criar condições que possibilite a sua própria construção, já que o professor aprende enquanto ensina, seja na pesquisa, na observação das reações do aluno para diagnosticar o que ele precisa ou quer aprender. O professor precisa estar aberto às indagações, a curiosidade, as perguntas e também precisa saber ouvir o que seu aluno tem a dizer. Precisa também estar atento as inquietações do aluno, procurando compreender e intervir, visando ajudá-los.
A formação do professor deve estar baseada no conhecimento teórico e prático da construção da aprendizagem da criança. Esta formação deve estar alicerçada no reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade e da intuição. O professor deve ter uma postura firme e segura tomando decisão sempre visando o melhor para o aluno. A melhor intervenção na sala de aula é a mais simples. É dizer para o aluno “que interessante o que você falou ou o que você fez”. O professor precisa, conforme já mencionei, trabalhar as questões das perguntas inteligentes com os alunos. Ë imprescindível saber ouvir e deixar que uma primeira questão resulte em outras e assim sucessivamente. Para isso, o profissional da educação, precisa saber e sentir que ensinar não é transferir conhecimento, é uma postura exigente, difícil, às vezes penosa, um compromisso com a construção sua, de seu aluno e da sociedade.
Refletindo sobre a minha formação, que já antiga, comparando com a formação das novatas ou estudantes, percebo que as instituições de formação inicial precisam renovar e transformar sua prática. A instituição formadora é a matriz e o modo como a pessoa aprende é a mesma que ela vai ensinar. Observo que falta humildade aos estudantes e novatos. Chegam à escola desconsiderando toda a história do aluno e o trabalho da colega anterior. Algumas desconsideram até mesmo a proposta pedagogia da escola, desenvolvendo uma prática contraditória, até mesmo as propostas de educadores consagrados.
Diante do exposto, tenho a convicção de que a aprendizagem acontece quando ela é significativa, integradora, ativa e diversificada. As crianças quando aprendem, sabem por que estão procurando resposta e isto a faz feliz e realizada.

domingo, 24 de agosto de 2008

CONCEITOS ESTRUTURANTES

___Estudando os conceitos estruturantes aprendi que, em uma sociedade capitalista como a nossa, o papel do Estado para com as políticas sociais é alterado de acordo com diagnósticos que propõe racionalizar recursos e esvaziar o poder das instituições democráticas. As estratégias de reforma no Brasil são: a privatização, a Terceirização e a Publicilização que significa “tranformar uma organização estatal em uma organização de direito privado não público, não-estatal. (Pereira, 1997, p. 8)
Na política educacional, avançamos na luta por uma educação para todos, porém retrocedemos na medida em que o Estado passa de executor a apenas avaliador e indutor da qualidade através da avaliação externa. A gestão de democrática da lugar a gestão empresarial, tomando como parâmetro de qualidade o mercado.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tabela do tempo

REFLETIR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA TABELA DO TEMPO

Ao planejar a tabela do tempo, primeiro registrei o tempo comprometido para o trabalho remunerado e depois priorizei o tempo dedicado as atividades do Pead, sem esquecer é claro, dos momentos de lazer que nos alimentam e nos dão coragem para continuar. Trabalhando quarenta e quatro horas semanais sobra pouco tempo para realizar as atividades do Pead, curtir a família e cuidar dos serviços domésticos. Ao elaborar esta tabela entrei em conflito quanto as atividades que iria contemplar. É difícil definir as atividades quando todas são imprescindíveis para a vida social e profissional. Se elaborar a tabela foi difícil, para colocá-la em prática é preciso muita determinação. Penso que reservei pouco tempo para para as atividades doméstica, estudo e compras. Acredito que para realizar todas as atividades propostas pelo curso precisarei estender o tempo dedicado ao Pead, comprometendo o horário do sono.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Postagem 2- Que aprendizagem se consolidaram no preparo e realização do worchop

Os momentos de preparação para apresentação das aprendizagens foram de muita angústia. Definida a presentação a tarefa passou a ficar mais leve. Refleti bastante sobre o que havia aprendido e o que havia aplicado com os alunos.Foquei minha apresentação em projeto desenvolvido com os alunos, integrados com as demais disciplinas estudadas.As apresentações estavam muito boa, tanto na clareza de idéias como na qualidade das apresentações. Na minha opinião, um dos pontos mais importantes, nos workchop é o compartilhar aprendizagens que contribuiu muito para a minha aprendizagem. Sei que preciso melhorar bastante, organizar melhor meu tempo, vencer a timidez, mas penso que fui clara em minhas colocações. Para este semestre pretendo registrar melhor minhas aprendizagens, pois isso irá facilitar a elaboração de minhha síntese reflexão.

Postagem 1- Que aprendizagens me consolidaram ao preparar a síntese reflexão?

Os momentos que precederam a preparação do quadro síntese- reflexão foram de muitas dúvidas. É muito bom refletir sobre o que aprendemos em um semestre, mas mesmo consultando minhas postagens, fiquei insegura pois acreditava ter aprendido muito mais do que havia postado no portfólio. A dúvida era como publicar as aprendizagens em uma síntese com coerência e clareza. Penso que todas as disciplinas foram muito importante para a minha prática docente, com destaque para os TICS, Matemática e Ciências. Espero que neste semestre eu continue construindo e compartilhando minhas aprendizagens com colegas da escola onde trabalho.