Após ler os textos propostos,na disciplina Escola, Cultua e Sociedade,refletir sobre minha formação, dialogando e observando o desenvolvimento dos alunos penso que ser professor requer vocação e muito amor e também consciência de responsabilidade.
Ser professor é saber ensinar, é criar condições que possibilite a sua própria construção, já que o professor aprende enquanto ensina, seja na pesquisa, na observação das reações do aluno para diagnosticar o que ele precisa ou quer aprender. O professor precisa estar aberto às indagações, a curiosidade, as perguntas e também precisa saber ouvir o que seu aluno tem a dizer. Precisa também estar atento as inquietações do aluno, procurando compreender e intervir, visando ajudá-los.
A formação do professor deve estar baseada no conhecimento teórico e prático da construção da aprendizagem da criança. Esta formação deve estar alicerçada no reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade e da intuição. O professor deve ter uma postura firme e segura tomando decisão sempre visando o melhor para o aluno. A melhor intervenção na sala de aula é a mais simples. É dizer para o aluno “que interessante o que você falou ou o que você fez”. O professor precisa, conforme já mencionei, trabalhar as questões das perguntas inteligentes com os alunos. Ë imprescindível saber ouvir e deixar que uma primeira questão resulte em outras e assim sucessivamente. Para isso, o profissional da educação, precisa saber e sentir que ensinar não é transferir conhecimento, é uma postura exigente, difícil, às vezes penosa, um compromisso com a construção sua, de seu aluno e da sociedade.
Refletindo sobre a minha formação, que já antiga, comparando com a formação das novatas ou estudantes, percebo que as instituições de formação inicial precisam renovar e transformar sua prática. A instituição formadora é a matriz e o modo como a pessoa aprende é a mesma que ela vai ensinar. Observo que falta humildade aos estudantes e novatos. Chegam à escola desconsiderando toda a história do aluno e o trabalho da colega anterior. Algumas desconsideram até mesmo a proposta pedagogia da escola, desenvolvendo uma prática contraditória, até mesmo as propostas de educadores consagrados.
Diante do exposto, tenho a convicção de que a aprendizagem acontece quando ela é significativa, integradora, ativa e diversificada. As crianças quando aprendem, sabem por que estão procurando resposta e isto a faz feliz e realizada.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
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2 comentários:
Oi Ivone, as tuas reflexões estão muito interessantes. A partir delas gostaria de propor um questionamento: falas que "Observo que falta humildade aos estudantes e novatos. Chegam à escola desconsiderando toda a história do aluno e o trabalho da colega anterior. Algumas desconsideram até mesmo a proposta pedagogia da escola, desenvolvendo uma prática contraditória, até mesmo as propostas de educadores consagrados". E se pensarmos a vinda de novos profissionais para a escola como a possibilidade de renovação, de idéias novas que podem contribuir para promover mudanças? Apenas para pensarmos em uma outra possibilidade... Abração, Sibicca
Concordo. Existe também esta possibidade. Temos ótimos jovens educadores que com certeza irão contribuir muito para promover mudanças. O que fiz foi citar exemplos negativos de alguns novatos, sem querer generalizar. Abraços, Ivone
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