domingo, 27 de abril de 2008

Explosão de idéias

Em nossa escola temos um Projeto Político Pedagógico elaborado pela equipe de professores e repensado no final do ano com objetivo de envolver todo o grupo no cumprimento das metas ali estabelecida. Na prática se percebe que nem todos os professores cumprem o que foi estabelecido por vários motivos. Sendo assim o grupo de professores foi desafiado a refletir mais uma vez sobre o que o PPP se propõe a desenvolver e decidiu-se em grupo elaborar atividades com o objetivo de atender o compromisso do grupo. Os professores por iniciativa própria decidiram reunirem-se nesta sábado para realizar planejamento. Cada grupo ficou responsável para elaborar atividade para o desenvolvimento integral do aluno, por exemplo opinião pessoal. Na próxima reunião ocorrerá a troca, onde cada grupo irá mostrar para as colegas o que planejou. Percebi que houve uma desacomodação e uma explosão de idéias. Vamos aguardar os resultados.

prática docente

Aa aulas de Matemática estão trazendo subsídios que enriquecem a prática docente nesta disciplina em que nossos alunos apresentam tantas dificuldades. É uma disciplina tão importante quanto as demais porém o nível de complexidade é bem maior e é de nossa responsabilidade tornar estas aulas atraentes e produtivas. Estou estudando formas de dividir as experiências vivenciadas no curso com colegas da escola pois gostaria de proporcionar a todos os alunos da escola as mesmas condições para a construção de aprendizagem.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

professor e aluno

Em minha trajetória, como professora de Estudos Sociais, atuei com alunos de quarta e quinta série, hoje sem sala de aula, trabalhando em setor. Em meu planejamento costumo iniciar as atividades trabalhando a linha do tempo da vida do aluno ou com um museu, montado pelos alunos, com objetos trazidos e catalogados por eles. A partir daí se inicia uma exploração das informações reunidas por eles. Os alunos aprendem a se situar no tempo e no espaço. Localizamos espaços onde vivemos. Inicio comparando os potes de vários tamanhos com os mapas do menor ao maior, do município ao mundo, levando os alunos a identificar no mapa o lugar onde vivem.
Os objetos que compõem o museu servem de objeto de estudo, classificando de acordo com a sua origem, a utilidade, enfim sua história, o mais velho e o mais novo, levando os alunos a compreenderem o significado de estudar essa área do conhecimento e a entenderem que estamos inseridos em um espaço do planeta Terra e temos um compromisso de transformar a nossa sociedade. Passamos a estudar as causas e os efeitos das situações sociais, políticas e econômicas.
A relação professor aluno deve ser de confiança, onde o aluno participe trazendo objetos, informações, questionamentos, participando de pesquisa, e debatendo os resultados e se posicionando com argumentos em defesa de suas idéias.
Os recursos utilizados são situações da vivência dos alunos, vídeos, textos, música, teatro, fotografias, imagens, entrevistas e dados estatísticos
.

domingo, 13 de abril de 2008

Reflexão texto X prática

Após a leitura dos textos sugeridos, bem como a leitura e reflexão do material disponibilizado na interdisciplina de Matemática me sinto mais confiante, apesar da pouca experiência com o ensino de Matemática e não ter muita afinidade com essa disciplina . Em toda a minha tragétoria como educadora poucas foram as oportunidades para trabalhar Matemática, mas posso afirmar com convicção que tive bons professores no Magistério e nos adicionais da Feevale e que agora essa interdisciplina irá me levar a uma profunda reflexão sobre a minha prática. O material que está sendo disponibilizado é, na minha opinião, de ótima qualidade. Lamento a falta de tempo para explorar e compartilhar o material com as colegas, da escola.
Acredito que a minha prática não está distante do que o proposto no material apresentado nesta Interdisciplina. Procuro buscar novidades para tornar as aulas atraentes e assim desenvolver no aluno prazer na realização das atividades.
Ofereço aos alunos atividades que propiciem a manipulação de objetos, a ilustração e o cálculo mental. Esta disciplina está mostrando novas possibilidades de trabalhar com alunos, com material simples, de fácil acesso que podem ajudar a resolver operações e também ajudar o professor a conhecer seu aluno. Na resolução de operações costumo usar a decomposição de números, até para que o aluno entenda os cálculos com reserva e empréstimo, bingo, palitos coloridos, base 10, "dinheiro"de brinquedo, entre outros. Trabalho bastante o dobro, metade, triplo, induzindo o aluno a capitar o significado e encontrar um caminho que chegue ao resultado. Paralelo a isso trabalho a escrita dos cálculo.
Introduzo o sistema de numeração com um breve histórico do surgimento do número e a maneira como é representado pelos romanos, egípcios e o nosso sistema que é organizado em base 10.
Nas séries iniciais costumo apresentar os números um a um e ir avançando, classificando em unidade, dezena , centena e assim ensinar o valor posicional do número na base 10.
Busco inovar em estratégia para ajudar os alunos a adquirirem a compreensão do sistema de númeração, porém preciso aprofundar meu conhecimento para entender o desenvolvimento do pensamento da criança, como formula suas hipóteses, para entender seu raciocínio e fazer as intervenções necessárias. Esse conhecimento é de fundamental importância para propiciar momentos de debate, atividade esta que não tenho oportunizado aos alunos.