Após a leitura dos textos sugeridos, bem como a leitura e reflexão do material disponibilizado na interdisciplina de Matemática me sinto mais confiante, apesar da pouca experiência com o ensino de Matemática e não ter muita afinidade com essa disciplina . Em toda a minha tragétoria como educadora poucas foram as oportunidades para trabalhar Matemática, mas posso afirmar com convicção que tive bons professores no Magistério e nos adicionais da Feevale e que agora essa interdisciplina irá me levar a uma profunda reflexão sobre a minha prática. O material que está sendo disponibilizado é, na minha opinião, de ótima qualidade. Lamento a falta de tempo para explorar e compartilhar o material com as colegas, da escola.
Acredito que a minha prática não está distante do que o proposto no material apresentado nesta Interdisciplina. Procuro buscar novidades para tornar as aulas atraentes e assim desenvolver no aluno prazer na realização das atividades.
Ofereço aos alunos atividades que propiciem a manipulação de objetos, a ilustração e o cálculo mental. Esta disciplina está mostrando novas possibilidades de trabalhar com alunos, com material simples, de fácil acesso que podem ajudar a resolver operações e também ajudar o professor a conhecer seu aluno. Na resolução de operações costumo usar a decomposição de números, até para que o aluno entenda os cálculos com reserva e empréstimo, bingo, palitos coloridos, base 10, "dinheiro"de brinquedo, entre outros. Trabalho bastante o dobro, metade, triplo, induzindo o aluno a capitar o significado e encontrar um caminho que chegue ao resultado. Paralelo a isso trabalho a escrita dos cálculo.
Introduzo o sistema de numeração com um breve histórico do surgimento do número e a maneira como é representado pelos romanos, egípcios e o nosso sistema que é organizado em base 10.
Nas séries iniciais costumo apresentar os números um a um e ir avançando, classificando em unidade, dezena , centena e assim ensinar o valor posicional do número na base 10.
Busco inovar em estratégia para ajudar os alunos a adquirirem a compreensão do sistema de númeração, porém preciso aprofundar meu conhecimento para entender o desenvolvimento do pensamento da criança, como formula suas hipóteses, para entender seu raciocínio e fazer as intervenções necessárias. Esse conhecimento é de fundamental importância para propiciar momentos de debate, atividade esta que não tenho oportunizado aos alunos.
domingo, 13 de abril de 2008
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