Em minha trajetória, como professora de Estudos Sociais, atuei com alunos de quarta e quinta série, hoje sem sala de aula, trabalhando em setor. Em meu planejamento costumo iniciar as atividades trabalhando a linha do tempo da vida do aluno ou com um museu, montado pelos alunos, com objetos trazidos e catalogados por eles. A partir daí se inicia uma exploração das informações reunidas por eles. Os alunos aprendem a se situar no tempo e no espaço. Localizamos espaços onde vivemos. Inicio comparando os potes de vários tamanhos com os mapas do menor ao maior, do município ao mundo, levando os alunos a identificar no mapa o lugar onde vivem.
Os objetos que compõem o museu servem de objeto de estudo, classificando de acordo com a sua origem, a utilidade, enfim sua história, o mais velho e o mais novo, levando os alunos a compreenderem o significado de estudar essa área do conhecimento e a entenderem que estamos inseridos em um espaço do planeta Terra e temos um compromisso de transformar a nossa sociedade. Passamos a estudar as causas e os efeitos das situações sociais, políticas e econômicas.
A relação professor aluno deve ser de confiança, onde o aluno participe trazendo objetos, informações, questionamentos, participando de pesquisa, e debatendo os resultados e se posicionando com argumentos em defesa de suas idéias.
Os recursos utilizados são situações da vivência dos alunos, vídeos, textos, música, teatro, fotografias, imagens, entrevistas e dados estatísticos.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
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