domingo, 16 de novembro de 2008
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
As reformas educacionais no Brasil, com a Gestão Democrática, permitiu a escola maior flexibilidade de gestão e capitação de recursos externos, passando a escola, a condição de núcleo do sistema, tendo como resultado a reestruturação do trabalho pedagógico, combinando diferentes fatores que se fazem presentes na gestão e organização escolar. Esse modelo de autonomia está centrado em maior responsabilidade dos professores que tem que realizar seu trabalho com transparência e eficiência atendendo uma clientela cada vez mais exigente. Para isso precisam dominar práticas e saberes que antes não eram exigidos, porém, é preciso que se mude o discurso dos governantes, quando se fala em educação e se permita aos professores da rede pública buscar a qualificação exigida uma vez que são mal remunerados, ampla jornada de trabalho, dupla jornada regular ou eventual, não doméstica, falta de horário para planejamento, não dispõe de tempo para explorar biblioteca, realizar leitura, acessar internet, precariedade de recursos em algumas escolas, falta de recursos e tempo para atividade cultural e de lazer. Os professores vivem um dilema, precisam ser ainda mais criativo no sentido de se fazer ouvir para que sejam respeitados e valorizados para assim poderem estar em constante aperfeiçoamento para cumprirem seu papel na sociedade.
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