sábado, 19 de junho de 2010

Aprendendo através dos desafios

Na próxima terça-feira estarei encerrando meu estágio. Foi um período de muitos questionamentos, reflexões em busca de respostas.
Acredito que buscamos respostas através de novos desafios. Com esse pensamento procurei uma turma de EJA para realizar meu estágio. Foram momentos de muitas incertezas e angústias, mas sou persistente e fui vencendo as dificuldades passo a passo e hoje estou muito contente com o resultado obtido.
Na segunda-feira, entreguei a cada aluno um livro resultado da pesquisa de receitas culinárias que realizaram após trabalhar intensamente o assunto, alimentação saudável, inclusive com a palestra de uma nutricionista. Fui surpreendida com a seleção das receitas feitas pelos alunos, onde mesmo após terem demonstrado conhecimentos em suas falas quanto a importância da boa alimentação, não demonstraram essa preocupação na seleção das receitas.

O trabalho com projeto de aprendizagem foi retardado uma vez que só iniciei essa proposta de trabalho após aprovação da coordenação da escola. Foi uma corrida contra o tempo, mas não podia encerrar esta etapa importante de minha formação sem passar por essa experiência.
A experiência foi surpreendente a começar pela questão de investigação. Após trabalhar vários assuntos dos quais julgava ser do interesse dos alunos e que eles confirmavam em suas reações, estimulei-os a elaborarem perguntas de assuntos dos quais tinham curiosidade. Para minha surpresa nenhuma das perguntas apresentadas tinham relação direta com os temas trabalhados, o que prova que é muito difícil trazer questões para sala de aula que sejam realmente do interesse dos alunos.
Dentre as perguntas trazidas pelos alunos, e que eles esperavam que a professora respondesse todas, a professora questionou a importância de uma resposta pronta e uma construída através de pesquisa. Depois disso foram selecionadas quatro perguntas por votação e assim formaram-se quatro grupos de acordo com o interesse dos alunos. Os temas selecionados foram: O que faço para ser feliz; Porque devemos viver em sociedade; O que são plantas venenosas e o que é gás carbônico e se esse gás faz mal ao homem e a natureza. Essas perguntas foram refinadas. Os grupos aos poucos foram entendendo a proposta que foi sendo explicada por etapas em dias diferentes. Definiram as certezas provisórias e as dúvidas. Com as certezas e as dúvidas bem claras, o próximo passo era buscar as respostas e mais um momento de conflitos. Queriam saber onde encontrariam informação sobre o que buscavam. Então foram para o laboratório de informática fazer a primeira pesquisa de suas vidas. A cada informação que encontravam sobre o assunto se percebia a realização em suas expressões. Alguns alunos buscaram material na biblioteca da escola, outros na vizinhança. Com todo o material em mão a próxima etapa foi sintetizar as aprendizagens e mais uma vez os resultados forma surpreendentes. Há o grupo do gás carbônico solicitou a ajuda de uma bióloga, professora da escola que veio fala com a turma sobre o assunto na quinta-feira.
Na última aula, cada grupo criou o seu mapa conceitual e a qualidade do trabalho de cada grupo foi muito bom. Os grupos em sua maioria não quiseram fazer intervalo e ficaram em sala de aula trabalhando com o projeto. O resultado do trabalho foi medido através da alegria estampada no rosto de cada um, alguns comentaram que não sabiam que eram capazes de realizar um trabalho tão bonito! Na próxima semana será realizado Workshop onde cada grupo irá socializar as aprendizagens.

Nenhum comentário: