terça-feira, 29 de junho de 2010

Mais uma etapa vencida

MINHA TURMA DE ESTÁGIO







O período em que estive em sala de aula com a turma de EJA foi uma lição de vida que jamais esquecerei. É imensurável o conhecimento dessas pessoas construídos ao longo de suas vidas, apesar das dificuldades. São exemplos de superação. Mães de família, operárias, que para poder continuar estudando, fazem serão no final de semana, sendo que em alguns casos trabalham 24 h sem descansar.
Neste período, observei mudanças significativas. Desenvolveram Habilidades como: argumentar em defesa de suas idéias; trabalhar em equipe, aceitar a opinião dos colegas, acreditar em sua capacidade, desenvolver as atividades propostas sem medo de errar, aprender na troca com colegas e professores. O trabalho com PA foi um desafio que produziu bons resultados. No inicio foi difícil entenderem a proposta de trabalho. Dentre as perguntas trazidas pelos alunos, e que eles esperavam que a professora respondesse todas, questionei a importância de uma resposta pronta e uma construída através de pesquisa. Após discussão sobre a proposta do trabalho com PA, foram selecionadas quatro perguntas por votação, do total de 21 perguntas, e assim formaram-se quatro grupos de acordo com o interesse dos alunos. Os temas selecionados foram: O que faço para ser feliz; Porque devemos viver em sociedade; O que são plantas venenosas e o que é gás carbônico e se esse gás faz mal ao homem e a natureza. Essas perguntas foram refinadas. Os grupos aos poucos foram entendendo a proposta que foi sendo explicada por etapas em dias diferentes. Definiram as certezas provisórias e as dúvidas. Com as certezas e as dúvidas bem claras, o próximo passo era buscar as respostas e mais um momento de conflitos. Queriam saber onde encontrariam informação sobre o que buscavam. Então foram para o laboratório de informática fazer a primeira pesquisa escolar de suas vidas. A cada informação que encontravam sobre o assunto se percebia a realização em suas expressões. Alguns alunos buscaram material na biblioteca da escola, outros na vizinhança. Com todo o material em mão a próxima etapa foi sintetizar as aprendizagens e mais uma vez os resultados forma surpreendentes. O grupo do gás carbônico solicitou a ajuda de uma bióloga, professora da escola que veio falar com a turma sobre o assunto na sala de aula.
Os grupos criaram o seu mapa conceitual e a qualidade do trabalho de cada grupo foi muito bom. Os grupos em sua maioria não quiseram fazer intervalo e ficaram em sala de aula trabalhando com o projeto. O resultado do trabalho foi medido através da alegria estampada no rosto de cada um, alguns comentaram que não sabiam que eram capazes de realizar um trabalho tão bonito! Nesta terça–feira a turma apresentou o resultado das aprendizagens aos colegas e havia sido combinado com a coordenação pedagógica que depois do intervalo seria realizado Workshop onde cada grupo iria socializar as aprendizagens os demais alunos da escola, o que não ocorreu porque a direção se desorganizou devido a um conflito ocorrido no recreio e suspendeu a hora cívica e a apresentação dos trabalhos.
Fiquei muito triste porque assim como foi difícil realizar um trabalho diferenciado devido às condições apresentadas pela escola, o meu trabalho e dos alunos não foi considerado. A direção justificou que o trabalho poderia ser apresentado em um outro momento com a professora titular, como se isso não fizesse a menor diferença. A condição de estagiária dentro de uma escola é cheia de entraves. Apesar das dificuldades o meu trabalho foi bastante reconhecido pelos alunos e coordenação pedagógica. Na segunda-feira eles organizaram uma confraternização. Cada um trouxe um prato e justificaram que esta era uma forma carinhosa de dizer o quanto foi bom o período em que estivemos juntos. No encerramento, apresentei um vídeo com o registro das fotos das atividades realizadas. Entreguei a cada um uma cópia do vídeo como recordação. Foram momentos de muita emoção.

Nenhum comentário: