Para realizar esta atividade li as postagens do portfólio de aprendizagens do Eixo III e posso dizer que o referido semestre foi repleto de aprendizagens significativas e que me levaram a refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola onde trabalho. Dentre as postagens destaco uma reflexão sobre o teatro na escola, onde a partir da leitura de textos me reportei as minhas práticas e posso afirmar que no período em que estive em sala de aula fez-se Teatro, tanto na abordagem dramática, ou seja para aprendizagem de conteúdo como também para apresentação em eventos aberto a comunidade. Percebo que todas as pessoas que desejarem são capazes de atuar no palco.
Para isso devemos criar um ambiente que permita a aprendizagem e despertar, nos alunos o gosto pelo teatro e a vontade de aprender, que o indivíduo se permita aprender com o ambiente.
O aluno ator deve se apropriar da técnica intuitiva e desenvolver a espontaneidade, que irá gerar sensação de liberdade para criar, pensar e agir frente a realidade, em momento de expressão e de descobertas.
Foi um semestre que exigiu bastante reflexão e na interdisciplina EPPC aprofundei minha reflexão sobre os saberes e fazeres na escola e passei a ser mais crítica sobre a minha prática pedagógica.
Nossa prática deve avançar no sentido da formação continuada possibilitando a ponte entre a teoria e a prática discutindo questões como: a tomada de consciência do papel do professor para atender seu compromisso de atender a demanda de uma sociedade em rápida transformação que exige do professor um perfil criativo durante sua ação pedagógica, bem-humorado, capaz de tomar decisões, que avalia e reconstrói sua ação através da reflexão sobre o seu fazer.
Foi um semestre bastante difícil, com muitas interdisciplinas, todas com atividades práticas a serem realizadas com alunos e eu sem turma, mas apesar das dificuldades foi sem dúvida de muitas aprendizagens e a vontade de voltar para a sala de aula o que só foi possível neste ano.
sábado, 25 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário