sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

Ao final das atividades do Pead, analisando todas as atividades postadas e desenvolvida no blog considero esse espaço de extrema importância para acompanhar o processo de consolidação das aprendizagens durante o curso. O Portfólio permite a comparação de todos os trabalhos realizados auxiliando a desenvolver a capacidade de avaliar o próprio trabalho, refletindo sobre ele, melhorando-o e ao professor, traçar referencias de classe como um todo, a partir das análises individuais, como foco na evolução dos educandos ao longo do processo de aprendizagem;
A educação onde o portfólio é um dos instrumentos de avaliação das aprendizagens, desenvolve a autonomia do aluno onde este se torna sujeito ativo de sua aprendizagem, interagindo com os demais sujeitos do processo, desenvolvendo competências e habilidades construindo e reconstruindo conceitos.
O blog me possibilitou organizar minhas produções durante o curso e além de me fazer refletir sobre minhas aprendizagens, o que exige comprometimento. Também serviu de suporte para pesquisas durante meu estágio e também na construção de meu TCC. Vejo o uso o uso do blog, como espaço onde podemos organizar e buscar informações de forma autônoma, ou seja sem ajuda do professor.
O aluno que decide pelo ensino, modalidade a distância tem a oportunidade de desenvolver virtudes que nortearão sua vida pessoal e profissional, uma vez que estará habilitado a exercer sua autonomia em busca de suas realizações. Para isso os portfólios possibilitam a buscar das informações que precisamos e as vezes não temos.
Ao final do curso de Pedagogia, fico um tanto angustiada, pois me sinto sufocada sem espaço e condições para trabalhar de acordo com minhas concepções. Hoje sou exigente e crítica com as pessoas que me cercam e dentre o grupo temos pessoas que não tem nenhum comprometimento com a educação, param no tempo e sentem-se ameaçada quando queremos inovar para transformar e acabamos sendo discriminadas no grupo. Precisamos vencer mais essa barreira, pois afinal de contas temos um compromisso com o futuro de nossas crianças.

Nenhum comentário: