sábado, 6 de outubro de 2007

ARTE VISUAL E MÚSICA



ARTES VISUAIS E MÚSICA

Inicialmente gostaria de parabenizar a equipe de planejamento e apresentação desta interdisciplina. As páginas estão bonita, organizadas de forma objetiva e clara para fácil compreensão dos alunos. No sábado iniciei a exploração dos textos e imagens e só parei quando li todo o material. A leitura leva a um questionamento que será abordado na página seguinte. É uma leitura muito agradável. Realizei a auto-avaliação da temática um e o resultado foi muito bom, pois acertei todas as questões.

Tenho 47 anos e todas as aulas de artes que participei foram de uma concepção tradicional ou tecnicista, pouco significativa. O que me leva a pensar que encontrarei bastante dificuldade para realizar as atividades.

Percebo que na escola apesar do esforço dos professores de trabalhar de acordo com o proposto nos PCNS ainda é muito tradicional. A orientação proposta nos PCNS está contemplada no PPP, embora esteja sendo trabalhado de forma confusa e desarticulada por falta de embasamento teórico dos professoras

A música em nossa vida

A música sempre me fez bem, porém não percebia os mais variados sons como musicalidade. Não tenho jeito para cantar, não sei tocar nenhum instrumento musical, logo não valorizava a música como parte de minha vida.

A aula presencial fez com que me apropriasse da música. Identifiquei na música as várias possibilidades de aprendizagem, de sensibilização, valorização, de alegrar,de entreter, promover as mais variadas formas de expressão ( dança, canto, teatro etc), refletir problemas sociais, conscientizando os indivíduos . Nossa vida sem a música, sem som seria um silêncio total, como se fossemos surdos, nossa possibilidade de aprendizagem ficariam bastante limitada, sem alegria.

Na educação o uso da música é pouco explorado devido a falta de conhecimento dos professores, porém não deixamos de usar esse recurso tão poderoso. Assim como analisamos uma obra de arte também podemos trabalhar com a música, explorando os mais variados aspectos, que pode ser aproveitada para desenvolver atividade em todas as áreas do conhecimento.

Na escola onde trabalho, a música é usada como recurso diário, seja para socializar, para motivar, para sensibilizar, para cantar, dançar, promover debates. Ao final do recreio é colocada uma música e os alunos dirigem-se para sua sala de aula ouvindo a música. As professoras cantam bastante com seus alunos e muitas dessas músicas são apresentadas para os alunos de outras turmas na hora cívica mensal ou de acordo com o interesse da turma.

Estou compartilhando com as colegas na escola todas as experiências agradáveis que tenho vivenciado em nosso encontros sejam presenciais ou vituais.

Nenhum comentário: