quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Porque ouvimos porcaria?

Porque ouvimos porcaria

Respondendo a pergunta postada no fórum, porque escuto tanta porcaria, acredito que são muitos os fatores, mas o que determina a qualidade do música que ouvimos é a condição social do povo brasileiro. Os empresários da indústria da música, de hoje, investem na música não como uma expressão cultural, mas sim como um produto que é produzido para atender uma clientela que é vista pelas gravadoras como um povo sem cultura, simplório, sem capacidade para entender e ouvir a boa música, com letras mais complexas.

Outro fator são os recursos usados pelas gravadoras para determinar as músicas que devem chegar aos nossos ouvidos. Acabamos ouvindo e gostando, pela repetição. É o jogo do poder econômico que manipula a opinião das pessoas, fazendo com que as músicas ‘estourem’ nas paradas de sucesso e com isso as rádios são compensadas financeiramente.

Esse texto indicado para a leitura foi publicado no ano 2000. Desse período até o momento ocorreram mudanças. Gostaria de saber como está a relação das gravadoras com as rádios e também a situação dos artistas. A música ainda é um bom investimento?

Abraços Ivone da Luz

Nenhum comentário: