domingo, 11 de novembro de 2007

Teatro na escola

Teatro na escola

Após ler e refletir os textos sugeridos na disciplina de Teatro, conclui que todas as abordagens são positivas, porém é preciso ter clareza dos objetivos que queremos alcançar e os caminhos para atingi-lo.

Pensando a minha prática, posso afirmar que no período em que estive em sala de aula fez-se Teatro, tanto na abordagem dramática, ou seja para aprendizagem de conteúdo como também para apresentação em eventos aberto a comunidade. Percebo que atualmente, na escola, o Teatro é um recurso pouco explorado, talvez por falta de conhecimento e incentivo aos professores.

Percebo que todas as pessoas que desejarem são capazes de atuar no palco. Aprendemos através da experiência.

Devemos criar um ambiente que permita a aprendizagem e despertar, nos alunos o gosto pelo teatro e a vontade de aprender, que o indivíduo se permita aprender com o ambiente.

O aluno ator deve se apropriar da técnica intuitiva e desenvolver a espontaneidade, que irá gerar sensação de liberdade para criar, pensar e agir frente a realidade, em momento de expressão e de descobertas.

Um comentário:

elisabetebceron disse...

Oi! IVONE! Realmente é de suma importância proporcionar aos alunos a vivência do Teatro,pois esta experiência desenvolverá o gosto pelo teatro e a vontade de aprender. Cabe a nós educadores criar este ambiente adequado,explorando o grande potencial dos nossos alunos.Também concordo quando relatas que este recurso é pouco explorado nas escolas.
Um abraço!
Elisabete