Olá Pessoal
Na teoria de Weberiana de educação, as formas de dominação são a Dominação legal, onde o quadro administrativo consiste de funcionários nomeados por um senhor e os subordinados são os membros da associação. Quem ordena obedece uma regra, uma lei determinada para aquela atividade profissional.
Esse tipo de dominação está presente em todas as escolas, onde atendemos ideologias impostas pelo estado e pela legislação que temos que respeitar. Esse tipo de dominação se apresenta com bastante clareza na maioria das escolas municipais, onde o diretor, exerce cargo de confiança, uma vez que é indicado pelo senhor, no caso o prefeito. O diretor administra a escola realizando as atividades de acordo com as regras que são estipuladas para o cargo. Exerce um cargo de confiança, logo a proposta de trabalho que propõe a seus subordinados, no caso professores e funcionários deve atender a legislação em conformidade com os interesses do seu senhor.
A dominação tradicional patriarcal onde o homem mais velho da família é que manda. É uma dominação de caráter comunitário. Esse líder é respeitado em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição. É um estatuto “válido para sempre”(por sabedoria). Fora dos padrões tradicionais, age conforme seu prazer, sua simpatia ou antipatia, e de acordo com seu ponto de vista pessoal, sendo ainda suscetível se deixar influenciar por outras pessoas.
Não tem caráter formal como é o caso da dominação legal.
Esse tipo de dominação é praticado no cotidiano da maioria das famílias, onde a opinião do homem mais velho, embora às vezes, diferente do pensamento da nova geração, é considerada.
Na escola essa forma de dominação se reflete no comportamento dos alunos, na bagagem de aprendizagem que trazem para a escola e compartilham com colegas e professores.
A dominação carismática afetiva à pessoa e a seus dotes sobrenaturais, e as faculdades mágicas, revelações ou heroísmos, poder intelectual ou de oratória. O tipo que manda é o líder e o tipo que obedece é o “apostolo” obedece ao líder exclusivamente por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua dignidade tradicional. Por outro lado quando decaem a sua força heróica ou de fé dos que crêem em suas qualidades de líder, seu domínio de torna caduco.
Um exemplo dessa dominação é a proibição imposta por algumas igrejas a seus fiéis. Esse tipo de dominação invade a escola, pois muitos pais não permitem que seus filhos realizem determinadas atividades, como algumas comemorações porque a igreja que freqüentam não permite.
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Um comentário:
Oi Ivone, essa tua postagem ficou bem interessante, pois trazes aspectos teóricos e fazes uma leitura sobre as formas que a dominação pode assumir nas escolas. Abração, Sibicca
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