Após as leituras dos textos indicados, de Erikson e Maturana penso que existem muitos pontos em comum. Erikson afirma que a personalidade se desenvolve durante toda a vida e a dimensão desse desenvolvimento está relacionado ao ambiente social ao qual o indivíduo está inserido Para Maturana a formação humana está fundamentada no amor e no conhecer e que construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossa vida e que a qualidade de vida, e o nosso desenvolvimento, depende de nossos atos na construção desse mundo. Essa idéia vem ao encontro da tese de Erikson que cada etapa da vida depende do comportamento anterior.
Erikson defende a tese de que cada etapa da vida são marcadas, por conflitos com características diferentes, enquanto para Maturana a transformação do ser humano está relacionada a sua inclusão com o mundo, da forma como nos comunicamos e demonstramos nossas emoções.
Concordo com o autor quando conclui que o emocionar define a ação e também a transformação. Sendo assim o sucesso ou o fracasso do aluno na escola está relacionado a relação professor aluno.
Na escola onde trabalho, acompanhei vários situações que comprovam essa tese.
sábado, 13 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi Ivone, penso que ao final dessa tua postagem anuncias um caminho interessante para dar continuidade as tuas reflexões. Que tal explorar um pouco mais? Abração, Sibicca
Olá Ivone !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo:
http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090
http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/
Obrigada pela atenção !
Abraços !
Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil
Simone, parabéns pelas tuas reflexões em teu portfólio. E obrigado pela postagem de comentário no meu post sobre apresentação oral. Um abraço.
Postar um comentário