o A reflexão síntese deste semestre tem, o cotidiano escola mostrado no filme, “Entre os Muros da Escola”, como foco de análise. Apesar de ser um filme Italiano reflete a realidade das escolas públicas brasileiras e deve ser levada para discussão nas escolas. O filme é focado na escola, isto é, nas múltiplas relações entre aquele ambiente e as pessoas que ali convivem, e, claro, também nas relações entre os envolvidos: alunos e professor, alunos e alunos.
“ Neste filme tudo tem cara de verdade, nos dá a sensação de que já vimos isso antes, não num filme, mas na nossa esquina, nas experiências em escolas e professores contemporâneos. Ou seja, é espantosamente perto de nós!!! Sem dúvida, o filme comporta muitas discussões e todos os professores e administradores tem obrigação de assistir o filme e aproveitar suas lições.”
(Rubens Ewald Filho)
O filme reproduz uma crise de autoridade no núcleo da Sociedade. A família não mais está empolgando a criação, a educação e a cultura de seus filhos. E esta condição está sendo reflexo de seus procedimentos na escola, na própria Sociedade e na relação professor/aluno. O descaso do governo com a educação, com a desvalorização dos professores mostra sua cara na violência em todos os setores do mundo contemporâneo. Todos estes fatores ligados ao culto da desobediência civil velada nas festas "rave", nas músicas que pregam o uso de enfrentamento dos costumes com os de seus pais, o desenvolvimento do tráfico de todos os males como de armas, de drogas, da violência e das baixarias que os meios de comunicações proporcionam, aliados a exemplos de homens públicos e políticos corruptos levam nossos jovens a viver sem esperança e buscar alternativas de vida fácil.
A falta e omissão das autoridades constituídas parecem favorecer a falta de perspectivas que arrastam multidões de jovens para a mais valia. Precisamos que as instituições de ensino e os meios de comunicação unam suas forças vivas da nação para combater e estudar alternativas para a melhoria da qualidade de vida e promoção do bem comum dos brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário