As reflexões proporcionada pela disciplina Didática e Planejamento, me reportaram a época de estudante do Curso de Formação para o Magistério quando a professora de Didática orientava a seguir um roteiro meramente burocrático na elaboração nos planos de aula. No período de estágio o que era avaliado eram se as regras estabelecidas, como escolha dos verbos pra os objetivos, gerais, específicos, a listagem dos conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação, estavam claras, sem considerar o aluno, suas necessidades e interesses.
Entendo que o planejamento é imprescindível para decidir que tipo de sociedade e de homem queremos formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. Para isso é necessário pensar o planejamento de ensino considerando: o contexto em que meu aluno está inserido; suas necessidades e interesses; quais são meus objetivos; que caminhos vou percorrer associados aos conteúdos para alcançar meus objetivos e como meus alunos estão reagindo a minha proposta de trabalho.
A prática pedagógica deve ser avaliada constantemente, analisando os resultados das ações realizadas, mantendo o que está dando certo e repensando, revendo as ações cujos resultados não estão de acordo com o esperado, buscando novas estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos
As reflexões proporcionada pela disciplina Didática e Planejamento, me reportaram a época de estudante do Curso de Formação para o Magistério quando a professora de Didática orientava a seguir um roteiro meramente burocrático na elaboração nos planos de aula. No período de estágio o que era avaliado eram se as regras estabelecidas, como escolha dos verbos pra os objetivos, gerais, específicos, a listagem dos conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação, estavam claras, sem considerar o aluno, suas necessidades e interesses.
Entendo que o planejamento é imprescindível para decidir que tipo de sociedade e de homem queremos formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. Para isso é necessário pensar o planejamento de ensino considerando: o contexto em que meu aluno está inserido; suas necessidades e interesses; quais são meus objetivos; que caminhos vou percorrer associados aos conteúdos para alcançar meus objetivos e como meus alunos estão reagindo a minha proposta de trabalho.
A prática pedagógica deve ser avaliada constantemente, analisando os resultados das ações realizadas, mantendo o que está dando certo e repensando, revendo as ações cujos resultados não estão de acordo com o esperado, buscando novas estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos
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Um comentário:
Olá Ivone:
Bem pertinentes as reflexões que trazes quanto à importância do planejamento. Para trazê-las, levaste em consideração alguma bibliografia? Em caso positivo, seria interessante que a citasses e até mesmo fizesses algum recorte e colasses na tua postagem. Como percebes o planejamento da tua prática escolar?
A propósito... percebeste que o texto da postagem está colocado duas vezes?
Abraço.
Celi
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