sábado, 19 de setembro de 2009

LÍNGUA DE SINAIS

A aula presencial de Língua de Sinais foi interessante e ao mesmo tempo surpreendente. Uma experiência nova que proporcionou várias inquietações e reflexões. No inicio da aula, o primeiro desafio, prestar atenção nos sinais apresentados pela professora e ouvir a interprete. No decorrer da aula refleti sobre os vários fatores que contribuem para a dificuldade de comunicação entre as pessoas que usam linguagem diferente.
Acredito que aprender a se comunicar por sinais seja um grande desafio devido a variedade de sinais e ao fato dos sinais variarem de um lugar para outro, pois pensava que a convenção erra universal. O fato de cada pessoa ter um sinal próprio também me chamou bastante atenção.
Na escola comentei com colegas sobre a aula de sinais e o que me chamou atenção foi o interesse do grupo pelo assunto. Uma colega tem conhecimento da língua de sinais e trabalha com seus alunos de pré-escola.
Estou curiosa e apreensiva sobre as atividade desta interdisciplina pelo fato de ser a distância. Durante a aula tive muita dificuldade para fazer os sinais com a professora e também muita dor nas mãos e dedos. Agora é aguardar as atividades.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá Ivone:
De fato, tudo o que é novo nos inquieta e nos desacomoda, mas aposto que conseguirás dar conta do que está proposto para ser desenvolvido na interdisciplina de LIBRAS. E, na hora da dúvida, vamos perguntando... A primeira atividade, já publicada no ROODA, é uma amostra do que será trabalhado.
Deixo como desafio a pergunta: no que a aula presencial de LIBRAS te ajudou para melhorar ainda mais a tua prática de sala de aula?
Grande abraço.
Celi