A Educação para jovens e adultos, hoje chamada EJA é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas. Ela representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
Apesar da oferta desta modalidade de ensino ser oferecida à todos que a ela buscarem, a permanência destes alunos na escola vai depender da proposta pedagógica da escola que deve levar em consideração a exigências da escola EJA que é adequar os conteúdos às necessidades e realidades dos educandos e da qualificação dos docentes no sentido de promoverem ensino significativo para o aluno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Ivone:
É importante o que trazes sobre a EJA. Quando colocas “Apesar da oferta desta modalidade de ensino ser oferecida a todos que a ela buscarem...”, tu te baseaste em algum texto e/autor? Qual? Será que é essa a realidade nos nossos municípios?
Abração.
Celi
Postar um comentário