Adorno em seu texto nos fala da educação após Auschiwitz como alternativa para que a barbárie não se repita destacando que a mesma deve começar na educação infantil,j á Kant em seu texto fala que...as crianças são mandadas cedo à escola, não para que aí aprendam alguma coisa, mas para que aí se acostumem a ficar sentadas tranqüilamente e a obedecer pontualmente àquilo que lhe é mandado...
Observando o ponto de vista dos autores, a finalidade da educação infantil é humanizar a criança uma vez que o ser humano vêm ao mundo em seu estado bruto e tem a necessidade de cuidados especiais para o seu desenvolvimento e a formação de sua conduta. Na espécie humana uma geração educa a outra.
A finalidade da educação infantil para a sociedade é o desenvolvimento da cidadania e nos estudos acadêmicos que deve começar com o nascimento da criança, ou seja, a educação deverá começar a partir do momento em que a criança vem ao mundo. Assim deve ser por se tratar da necessidade de formamos o homem, antes que este possa se inserir na sociedade como cidadão.
Para se realizar um trabalho eficiente e capacitado à criança,é necessário uma boa estrutura.. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espaço de criação.
A relação educação / infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por métodos, didáticas e técnicas eficazes faça com que a criança desenvolva relações de respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade, assim como liderança e outros fatores predominantes na sociedade.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
E o seu ponto de vista, Ivone?!
Qual sua opinião sobre a proposta dos autores?
Beijos
Melissa
Concordo com os autores da importância da educação infantil, não para domesticar, ensinar a ficar sentada, mas para desenvolver a sua capacidade de socialização e criação. Acredito que a educação infantil deveria ser valorizada pelos conselhos de educação, fiscalizando a rede particular e estabelecendo regimentos para todas as redes de ensino que regulamentem seu funcionamento. Abraços, Ivone Luz
Postar um comentário