O PA que o meu grupo está desenvolvendo está voltado para a investigação da contribuição da música na aprendizagem da criança.
Estamos definindo nossa linha de pesquisa mas o inicio da pesquisa confirma que brincando e cantando podemos desenvolver conceitos básicos de cidadania, organização, de socialização e auto-estima entre outros.
O trabalho inicial deve iniciar com atividades muito práticas sem a necessidade de exercícios teóricos. A informação musical pode ser passada através de canções, de movimentos e sons corporais, de brincadeiras musicais, sem a necessidade de uso de instrumentos musicais, ou com objetos sonoros que se adaptem a criança e que ela possa manusear. Os professores devem intensificar o uso de músicas folclóricas e as músicas populares e eruditas, adequadas a cada faixa etária. As crianças poderão até criar ritmos e melodias inventando a sua própria canção.
O uso de instrumentos musicais específicos não deve ser apresentado à criança a menos que ela demonstre interesse. O importante é a consciência da família e do educador do quanto a música é fundamental para o desenvolvimento geral da criança. Ela ajuda a desenvolver a auto-estima, a auto-confiança, a sensibilidade, a criatividade, o raciocínio, a memória, a comunicação, a expressão e a socialização.
A escola não tem como meta formar músicos, mas usar a música como recurso para ajudar o aluno a se desenvolver em sua plenitude.
Nós educadores muitos vezes não intensificamos o uso da música com nossos alunos porque não somos capacitados, mas os recursos que estão disponíveis nas escolas nos permitem trabalhar
domingo, 7 de junho de 2009
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Um comentário:
Ivone,
é fundamnental colocares suas fontes de pesquisa, ok?!
Abraços
Melissa
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