A agressividade é algo que nasce com nós. É um impulso natural que faz parte da afetividade de todas as pessoas e sempre que somos impedidos de realizar nossas metas o nosso lado agressivo se manifesta. A agressividade é nata da personalidade e não é necessariamente destrutiva. Já a violência é um ato que causa dano, que fere, que magoa, e pode ser praticada de forma consciente ou inconsciente.
A cada ano que passa, observo que a preocupação dos professores em relação à violência vem aumentando gradativamente. Vários professores comentam que seus alunos, no momento de resolverem questões desagradáveis, acabam por agredirem-se através de verbalizações, olhares e gestos. A impressão dos professores é de que os alunos consideram natural que todos os problemas devam ser resolvidos com atitudes violentas, parecendo ser necessário o sofrimento do outro. Essa atitude no relacionamento entre os alunos, muitas vezes, gera um círculo de agressões, pois o que foi prejudicado primeiro agride o outro e esse, por sua vez, sente-se autorizado a revidar e assim ocorre uma seqüência de atitudes agressivas.
As expressões mais comentadas, pelos professores sobre a violência escolar se referem:
• as famílias, que estão desestruturadas, que agridem, que negligenciam.
• padrões culturais uma vez que a mídia, os jogos, videogame ensinam as crianças a verem a violência como normal.
• as brincadeiras uma vez que só sabem correr e bater, lutar, dar rasteira, tapa, tudo é resolvido assim e os alunos justificam que estão brincando.
• violência associada a aprendizagem, conteúdos com pouco significado para o aluno. A questões estruturais do aluno, falta de lazer, cultura, habitação e renda.
• violência associada a falta de condições da escola que não tem estrutura para atender bem o aluno, professores em situação de abandono, realizando um trabalho solitário, sem assistência para resolver os conflitos com alunos.
Após leitura do texto de Jaqueline Picetti, tenho refletido sobre o tema em questão: será que as atitudes observadas e consideradas por nós professores como violentas têm o mesmo significado para os alunos? As atitudes dos alunos não seriam características do processo de construção da moralidade? Na maioria das vezes os alunos envolvidos em conflitos estão na faixa dos 10 anos e segundo Piaget (1994) os atos são avaliados segundo seus resultados, independente das intenções..
Para Piaget (1994) as crianças esperam uma punição e consideram a sanção necessária e quanto mais severa ela for, mais justa o será restituição. Acreditam que a sanção deve corresponder exatamente ao ato cometido, para que o culpado sofra as conseqüências de sua falta.
A confiança da criança no adulto está ligada as sanções adotadas nos conflitos.
As pesquisas de Piaget são uma referência para educadores explicarem como as crianças de 7 a 10 anos estão construindo as noções de justiça, solidariedade, intencionalidade e responsabilidade O professor precisa estar atento aos acontecimentos para auxiliar as crianças nas diferentes situações vivenciadas na escola.
Bibliogafia
Picetti Jaquelie, Significações de violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?
domingo, 14 de junho de 2009
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2 comentários:
Repito comentário da postagem anterior:
Oi Ivone :-)
É importante identificar (com aspas) o trecho da entrevistas que colocou na sua postagem.
Aguardo identificação do trecho
Abraços
Melissa
Neste texto não coloquem nenhuma entrevista. Abraços, Ivone
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