Após as leituras, pesquisa e apresentação dos resultados da pesquisa da Interdisciplina EJA, analiso os resultados e posso afirmar com muita convicção que as teses defendidas por Paulo Freire se confirmaram tantos nas falas de professores quanto dos alunos. Que o professor deve levar os alunos a conhecerem o conteúdo, mas não como uma verdade absoluta, uma vez que ninguém ensina e ninguém aprende sozinho “os homens se educam entre si mediados pelo mundo”. O método Freireano para alfabetização do adulto sugere a catalogação de palavras-chaves do vocabulário do aluno e chamadas palavras geradoras. Elas devem estar associadas a situações de vida comum e significativas para os integrantes da comunidade em que atua.
O conjunto de pensamento de Paulo Freire expressa a idéia de que tudo está em permanente transformação e interação. Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano como “ histórico e inacabado” e consequentemente sempre pronto a aprender.No caso do professor reflete a necessidade de formação continuada.
De acordo com esta perspectiva o professor precisa mediar atividades significativas para seus alunos. Atividades estas que podem ser determinadas através dos chamados temas geradores que partem da vida e dos saberes do educando.
domingo, 13 de dezembro de 2009
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Um comentário:
Ivone,
a partir de tua afirmação inicial penso que seria adequado linkar aqui tua apresentação dos resultados da pesquisa da Interdisciplina EJA. Fostes tão enfática ao declarar-se convicta que as teses defendidas por Paulo Freire se confirmaram tantos nas falas de professores quanto dos alunos que fica importante trazer os dados de tua pesquisa.
Beijos
Melissa
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