Avaliar a aprendizagem de um aluno causa muita inquietação nos professores, pois o professor tem a responsabilidade de acompanhar e identificar a aprendizagem individual de seus alunos, pensando estratégias para atender o ritmo e a forma de pensar de cada um. Mesmo que o professor seja bastante comprometido com a aprendizagem do aluno, utilizando metodologias e critérios bem definidos o poder de decisão continua sendo do professor. Na avaliação “classificatória” o professor se utiliza de provas e exames, com a finalidade de avaliar/medir os conhecimentos adquiridos pelo aluno, mas esses instrumentos servem apenas para verificar o grau ou nível de desempenho em apenas um aspecto do desenvolvimento do aluno. Nesta concepção não existe articulação entre uma tarefa e outra, tornando-se independente e estático. . Bloom (1983, p. 99) adverte que:
se a prática de utilização dos resultados somativos (...) não for planejada e controlada com cautela, ela terá, no máximo, uma validade duvidosa e poderá causar danos irreparáveis, fazendo com que certos alunos caminhem em direção a uma profecia de fracasso (...) o fracasso repetido pode destruir a confiança do aluno em sua própria capacidade de rendimento.
Na escola Democrática, a avaliação é mediadora, permitindo o acompanhamento de todo o processo ensino-aprendizagem, através dos mais variados instrumentos, até mesmo por provas e testes, desde que sejam encarados como diagnóstico acompanhamento ou mediação da aprendizagem para desenvolver, a cidadania, oferecendo ao aluno oportunidades que devem ser exercidas através do:
• direito de avaliar, não só de ser avaliado - todos que participam do processo devem ser avaliados;
• direito a informações - o que, como e quando será avaliado;
; • direito de ser ouvido - não para justificar o descompromisso, mas para tirar dúvidas;
Na maioria das e escolas mesmo usando vários instrumentos de avaliação acabam sendo classificatórias uma vez que o poder de decisão para promover o aluno é do professor
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Um comentário:
Ivone,
e você, como se percebe avaliando segundo a perspectiva de Bloom?
Beijos
Melissa
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