Freinet, o grande educador continua vivo na sala de aula através das atividades como aula passeio ou o jornalzinho na sala de aula, cantinhos temáticos. Recursos como esses, que hoje parecem ter surgido pelo simples fato de que são eficientes, foram criados por Freinet a partir de sua experiência como professor primário, na década de 20. A aula-passeio, por exemplo, "mãe" do atualíssimo estudo de meio, surgiu de uma observação simples: se, dentro de sala, as crianças viviam interessadas no que acontecia do lado de fora, por que não sair
com elas e aproveitar esse interesse para o aprendizado?
Para aplicar a pedagogia de Freinet, não basta realizar aulas-passeio e jornais. Ele propõe um planejamento baseado em "atividades escolares vivas" formada por um tripé que chamou Pedagogias do Bom Senso, do Trabalho e do Êxito, sempre considerando a criança o centro de sua própria educação. Assim, cada atividade era um trabalho útil e criativo, decidido e organizado coletivamente pelos estudantes. O essencial era valorizar a livre expressão dos alunos, motivando-os a partir do que considerava necessidades vitais do ser humano: criar, se expressar, se comunicar, viver em grupo, ter sucesso, agir-descobrir e se organizar. Observadas essas condições, a escola formaria, enfim, "cidadãos autônomos e cooperativos", como queria Freinet.
Passaram-se nove décadas e continuamos discutindo e debatendo estas questões, pensando uma escola para desenvolver cidadãos autônomos críticos e cooperativos como propõe Freinet e observando as atitudes dos brasileiros percebemos a escola trabalhando de forma isolada, sem apoio da família e da sociedade de modo geral não está conseguindo formar o cidadão crítico e atuante.
Josiane Lopes Revista Nova Escola, edição 139 – jan./2001.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ótimas colocações :-)
Mas e sua prática pedagógica (você) possui semelhança com a metodologia de Freinet. Conseguiu encontrar alguma relação das idéias do texto com o trabalho que desenvolve com teus alunos?
Beijos
Melissa
Postar um comentário