segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Arquitetura pedagógica Baseada em Projetos de Aprendizagem.

A proposta de trabalhar com arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente socioecológico (Kerckhove, 2003). Seus pressupostos curriculares compreendem pedagogias abertas capazes de acolher didáticas flexíveis, maleáveis, adaptáveis a diferentes enfoques temáticos.
Em uma Arquitetura Pedagógica propõe-se a Pedagogia da incerteza que parte do pressuposto que o conhecimento não está assentado nas certezas, como propõe a ciência mecanicista, mas sim nasce do movimento, da dúvida, da incerteza, da necessidade da busca de novas alternativas, do debate, da troca. Tomando por base as idéias construtivistas de Piaget e a pedagogia da pergunta de Freire, educar para a incerteza implicará em:
a) Educar para a busca de soluções de problemas reais;
b)Educar para transformar informações em conhecimento;
c) Educar para a autoria, a expressão, a interlocução;
d) Educar para a investigação.
Após refletir sobre a educação proposta nas Arquiteturas Pedagógicas e o que propõe a secretaria da Educação do RS em seus Referênciais Curriculares, elaborado em gabinete, percebo que a base são as idéias de Paulo Freire e Jean Piaget, uma vez que ambas as propostas buscam preparar o professor para o uso da tecnologia e fazer uso dela para promover discussão e solucionar problemas que tenham significado para o aluno, que leve o aluno a conhecer, interpretar, relacionar e comparar informações, construindo um conhecimento articulado, sendo autor de seus projetos para que possam construir e reinventar seus projetos recebendo e respondendo desafios através da manifestação de seu mundo interior.O proposto aqui é um refinamento do que vem sendo proposto por Comênio e pelos pensadores dos movimentos da escola nova. Infelizmente os professores não estão sendo capacitados, os exemplares referentes aos Referenciais Curriculares para o RS ainda não chegaram aos professores, estes não receberam a prometida capacitação, Lição pelo RS e o que vivenciamos nas escolas são salas de aula superlotadas e professores sem condições de inovar em sua prática pedagógica.

Arquiteturas pedagógicas para educação à distância - Marie Jane Soares Carvalho;Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Menezes

Um comentário:

Melissa disse...

Ivone,
ótimas colocações, minha dúvida ficou nos "Referenciais Curriculares para o RS". Quais são eles? Esta idéia ficou um pouco vaga no texto, concorda?
Beijos
Melissa