A escola para jovens e adultos, atende um grupo de pessoas pertencente a grupos diversos, formando uma sociedade com culturas diversas, definida por sua condição de excluídos da escola regular. Em sua maioria são migrantes que chegam as grandes metrópole, provenientes de áreas rurais empobrecidas, filhos de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível de instrução escolar ( com freqüência analfabetos), com passagem curta e não sistemática pela escola e trabalhando em ocupações urbanas não qualificadas, após experiência no trabalho rural na infância e na adolescência que busca a escola tardiamente para se alfabetizar ou cursar algumas séries do ensino supletivo.
O ser humano se prepara para viver de acordo com as expectativas de cada período da vida observando as relações do grupo, considerando fatores históricos, culturais e sociais. Voltar à escola na condição de analfabeto na fase adulta é motivo de constrangimento, insegurança e baixa auto-estima e para vencer os obstáculos, o professor precisa desenvolver a afetividade, adaptar o conteúdo à realidade do aluno, aproveitando sua bagagem cultural para que se sintam valorizados e percebam que no EJA, acontece uma troca de experiências e saberes.
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Um comentário:
Consegues pensar em um exemplo para este trabalho com alunos de EJA? Por exemplo: como adaptar o conteúdo à realidade do aluno?
Beijos
Melissa
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