terça-feira, 27 de outubro de 2009

MÉTODO DE PROJETOS

“A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento” Dewey.


As leituras das interdisciplina do Seminário Integrador e Didática e Planejamento tem me levado a refletir sobre a metodologia de desenvolver Projetos. Entendi que a atividade de fazer projetos é simbólica, intencional e natural do ser humano. Por meio dela, o homem busca solução de problemas e desenvolve um processo de construção de conhecimento, que tem gerado tanto as artes quanto as ciências naturais e sociais.
O termo projeto surge numa forma regular no decorrer do século XV.Tanto nas ciências exatas como nas ciências humanas, múltiplas atividades de pesquisa, orientadas para a produção de conhecimento, são balizadas graças à criação de projetos prévios.
A elaboração do projeto constitui a etapa fundamental de toda pesquisa que pode, então, ser conduzida graças a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesma, quer sobre o mundo à sua volta.
Foram estudadas três metodologia de Ensino por Projetos, onde o ensino por projetos tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um
conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendido. Na Metodologia de “aprendizagem por projetos” o aluno define o quer saber (tema), formula a questão de investigação, certezas e dúvidas, enfim, é o autor do projeto,cabe a ele construir de forma autônoma o seu conhecimento e a Metodologia por Projetos de Trabalho, tem como característica a interdisciplinariedade, baseada no “interesse” que deve acompanhar o trabalho pedagógico de modo a motivar o aluno a vontade de saber. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: o tratamento da informação, e a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
No meu entendimento a leitura sobre os Projetos de Trabalho é muito semelhante ao Projeto de aprendizagem o que provocou muitas dúvidas para a Elaboração dos Projetos Arquitetônicos para o estágio. Pensou que a diferença entre as metodologias de Projetos deveriam ser mais debatidas...

Nenhum comentário: