sexta-feira, 23 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE

Na aula presencial de ontem assistimos um filme que mostrou uma experiência de alfabetização de Paulo Freire, que inicio com um grupo de três pessoas de 40 anos de idade, experiência esta que foi ampliada e que mostrou relatos emocionantes de pessoas que passaram a acreditar que através da alfabetização a mudança para uma vida melhor seria possível.
Após análise do filme se observa que os atores da história se sentem integrados a sociedade, independentes, confiantes, com a certeza que mesmo com dificuldades continuarão na escola.
Segundo Paulo Freire o sucesso da alfabetização está relacionado a uma pesquisa sociocultural dos alunos onde possam expressar através de painel com gravuras, ou com outro recurso a leitura de mundo ao qual estão inseridos e trabalhando a partir de temas geradores, cujas palavras chaves sejam significativas a alfabetização.
Não tenho experiência com a educação de Jovens e adultos, mas o filme me levou a refletir sobre a possibilidade de me lançar nesse desafio que é trabalhar com essa modalidade de ensino no estágio. Acredito que seja bastante gratificante para o professor acompanhar a mudança na vida de seus alunos, utilizando o que aprenderam para viver de forma mais autônoma.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá, Ivone:
Gostei de ver! A educação precisa de pessoas que aceitam desafios, que procuram superar-se, que sejam estudiosas, ousadas. “Não tenho experiência com a educação de Jovens e adultos, mas o filme me levou a refletir sobre a possibilidade de me lançar nesse desafio que é trabalhar com essa modalidade de ensino no estágio” (Ivone Luz).
Embora não tenhas experiência direta com a EJA, tens observado de que forma essa modalidade está acontecendo no teu município ou então em municípios da região? Com relação à leitura da palavra e de mundo, bem como em relação a palavras geradoras, algumas obras que trazem muito bem essas temáticas são A importância do Ato de Ler e Educação como prática da liberdade, ambos de Paulo Freire. Vale a pena conferir.
Abraço.
Celi