sábado, 17 de outubro de 2009

Refletindo trabalho com PA

O trabalho com Projetos de Aprendizagem configura uma situação aberta, desestabilizadora, cujos caminhos e resultados não são pré-determinados e nem conhecidos de antemão pelos docentes. Nesta prática, os alunos, reunidos em pequenos grupos formados por interesses comuns em torno de um fenômeno que querem entender, levantam questões de investigação; buscam, organizam e comparam informações; elaboram e publicam seus achados, socializando tanto o processo desenvolvido, quanto os resultados alcançados, na medida em que o trabalho se desenvolve.

A atividade reflexiva realizada em grupo na primeira aula presencial sobre o que sabemos sobre os elementos constitutivos de um PA, possibilitou a participação das discussões das teses apresentadas de forma mais consciente, onde tivemos que nos posicionar concordando, discordando, apresentando argumentos convincentes.
No momento das discussões das teses vivenciamos momentos que parece que muitas questões estão elucidadas e que temos conhecimento suficiente sobre elementos necessários a construção de um PA. Porém ao pensar um PA com alunos percebe-se a necessidade de aprofundamento das discussões para se ter a certeza em aplicar um PA.
Através do debate de PA muitas questões foram ampliadas e esclarecidas, mas também outras dúvidas surgiram. O PA é uma proposta que me parece eficiente, porém nova e para isso precisamos quebrar paradigmas. Minha dúvida é como conciliar o trabalho com PA com os conteúdos que a escola precisa dar conta. Destinamos parte do dia para trabalhar com PA ou alguns dias da semana?

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá, Ivone:
Parabéns pelas reflexões que trazes. Todas são muito pertinentes.
Trazes, por exemplo “Minha dúvida é como conciliar o trabalho com PA com os conteúdos que a escola precisa dar conta. Destinamos parte do dia para trabalhar com PA ou alguns dias da semana?” Sugiro que socializes essa dúvida na página criada pelo professor Crediné. Assim como tu tens essa dúvida, outras colegas, possivelmente, também a terão. Será uma ótima oportunidade para trazer o assunto à baila para fins de debate.
http://peadsapiranga20092.pbworks.com/proposta-de-arquitetura-baseada-em-PA
Abraço.
Celi