domingo, 13 de dezembro de 2009

PRÁTICA PEDAGÓGICA & AVALIAÇÃO:

Refletindo sobre as leituras me reportei as experiências que vivencio na escola e percebo o quanto é difícil avaliar a aprendizagem de nossos alunos. Mesmo existindo muitas maneiras de se avaliar as aprendizagens de nossos alunos em suas individualidades, na maioria das escolas ainda se adota uma avaliação classificatória. O professor se utiliza de provas e exames, com a finalidade de avaliar/medir os conhecimentos adquiridos pelo aluno para “medir” o seu conhecimento através de uma nota.
Há quatro anos não tenho aluno, mas em minha prática pedagógica sempre tive a preocupação em avaliar meu aluno de forma democrática, oferecendo várias possibilidades de avaliação. Sempre procurei ouvir meus alunos, oportunizando momentos para que desenvolvessem sua oralidade e autonomia. Nestes momentos que a criança está em formação física, cognitiva e moral, sendo o momento de motivá-la a falar e perguntar sobre suas dúvidas e curiosidades. É nos diálogos e nos relatos que se percebe o que os alunos sabem, se interessam, tem curiosidade, para poder criar novas situações de interesse do grupo para desencadear atividades para a construção de suas aprendizagens.
Penso que a avaliação mediadora exige muito trabalho e conhecimento do professor. Por isso avaliar é sempre um desafio. Na minha escola a avaliação é diagnóstica, mas com um fim classificatório, uma vez que no final do bimestre se atribui uma nota ao aluno. Mesmo assim procuro avaliar o aluno como um todo, nas atitudes, interesse, comprometimento, participação, trabalhos individuais e coletivos, provas e auto-avaliação dos alunos. No andamento das aulas, faço anotações individuais, descrevo as aprendizagens construídas pelo aluno, no desenvolvimento das atividades realizadas, bem como suas dificuldades. Apresento os resultados aos alunos individualmente e também aos pais informando com objetividade o desempenho do filho. Procuro sempre conscientizar os alunos e pais da importância de não faltarem às aulas e de participarem efetivamente da vida da escola.
A partir do próximo ano voltarei à sala de aula para realizar meu estágio, acredito que será uma caminhada de grandes aprendizagens. Espero aperfeiçoar minha prática pedagógica também em relação a avaliação, propiciando momentos onde as aprendizagens dos alunos possam ser percebidas para pensar ação pedagógica a partir do diagnóstico visando uma escola para todos respeitando o ritmo e a individualidade de cada indivíduo.

Um comentário:

Melissa disse...

Quais leituras?
Uma ótima reflexão, mas é importante que tuas referências estejam adequadamente indicadas.
Busque completar esta postagem, ok?!
Beijos
Melissa