Minha carta de Intenções visa atender a modalidade EJA. Para isso estou pensando em uma propostas que atenda as exigências legais e diretrizes para esta modalidade de ensino que propõe uma educação que busca desenvolver a autonomia do jovem e adulto de modo que eles sejam sujeitos da aprendizagem, que aprendam em níveis crescentes de apropriação do mundo do fazer, do conhecer, do agir e do conviver. Sendo assim procurei selecionar temas cuja abrangência permitirá a construção de uma aprendizagem essencial para o desenvolvimento de conceitos e atitudes que permitirão a ampliação da visão de mundo contribuindo para a transformação do ambiente em que está inserido melhorando sua qualidade de vida e dos seus semelhantes que vivem no entorno.
Para atender os objetivos para está modalidade de ensino estou analisando o que é possível diante das diretrizes do curso e o que propõe a escola. Buscarei realizar minhas práticas baseadas nos princípios teóricos educacionais estudados no curso, com ênfase nos ensinamentos de Paulo Freire em função da importância de suas teorias e da modalidade de ensino para qual este projeto está sendo pensado.
“De acordo com Paulo Freire o indivíduo lê o mundo e à medida que se lê o interpreta. Sendo assim, se o educador trabalhar no sentido de ampliar a visão de mundo que os outros trazem, através da relação dialógica, reorientando as práticas educativas, estará permitindo que esse aluno desenvolva a capacidade de interpretar e transformar o mundo que o cerca”.
“Outro fator importante é o bom relacionamento entre professor e aluno como fundamento para a aprendizagem do grupo, mostrando que existem outras realidades no entorno. Que eles podem fazer a diferença no mundo de amanhã, sendo capazes de transformar suas vidas e o nosso Planeta num lugar melhor de se viver. Penso que desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, acaba levando o indivíduo à auto-refelxão, engrandecendo-o e tornando-o um ser melhor. O poder de esforço constitui uma das características essenciais do homem, que deixará suas marcas na história da humanidade”.
domingo, 11 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Ivone!! Esse registro que trazes aqui é o mesmo que estás redigindo no teu pbworks? Precisamos marcar a diferença entre um espaço e outro, reservando o blog para os registros das tuas aprendizagens a partir do estágio. Que tal? Abração!!
Postar um comentário