domingo, 25 de abril de 2010

EJA E APRENDIZAGEM

Apesar de ter percebido que a turma estava satisfeita com as atividades que estavam realizando, e se sentindo valorizados, resolvi conversar com eles sobre a primeira semana de aula. Os que se manifestaram, e foi a maioria, disseram que as aulas estavam interessante e criativa e que estavam gostando. Na segunda semana, em função do feriado e das aulas de segunda-feira, Artes e Educação Física, serem ministradas por professor da área, tivemos apenas dois dias de aula. Como a proposta da escola para esta semana foi trabalhar a questão ambiental, para introduzir o assunto, levei os alunos para o laboratório de informática, para jogar o jogo “A casa Eficiente” que consiste em arrumar a casa e desligar todos os equipamentos atntes de sair de casa para evitar desperdício de energia. Apenas seis alunos conseguiram organizar a casa e sair de casa, de bicicleta para economizar energia o que gostaram muito. A turma se divertiu e aprendeu bastante com o jogo, o que vai levá-los a mudar hábitos. Depois do intervalo assistiram uma palestra com o Rei e Rainha do Kerb, festa para valorizar a cultura alemã organizada pela Prefeitura e que alunos e professores são convocados a participar. Na quinta- feira havia uma programação da escola pelo dia da Terra. Todos os alunos do noturno assistiram ao filme “As quatro Ecologias”. Após assistirem ao filme promoveu-se um debate sobre os problemas ambientais apresentados no filme. A coordenadora da atividade sorteou uma tarefa para cada turma, organizar em sala de aula e apresentar ao grande grupo, no final da aula. A minha turma coube a tarefa de criar uma carta de intenções para conservar o meio ambiente. Os alunos reuniram-se em grupo e produziram frases se comprometendo a mudar de atitude para ajudar a Mãe Terra.
No final da aula foi entregue a atividade EAD e os alunos reclamaram das atividades da semana, dizendo que preferiam ter ficado na sala de aula aprendendo... que para eles significa ler, escrever, fazer cálculos, enfim... Como quebrar esse paradigma?
A cada dia os conheço melhor e percebo suas necessidades, suas angustias e gostaria muito de poder atender suas expectativas. Tenho muita coisa que gostaria de trabalhar com eles, porém percebo que o pouco tempo, três encontros presenciais por semana, dificultará explorar todas as dificuldades que percebi.
Nesta semana irei trabalhar o tema Alimentação. Estou bastante confiante que trarão bastante sugestão, curiosidades que irão enriquecer as aulas.
eja

Nenhum comentário: