O trabalho com alunos adultos em uma escola diferente tem sido um grande desfio. É uma mistura de angustia, de realização, de frustração que com certeza irá contribuir bastante para o meu crescimento pessoal e profissional. É muito difícil identificar e planejar atividades para uma clientela com uma bagagem tão grande de conhecimento adquirida através de sua vivência. É preciso estar atenta pois coisas que acreditamos que eles não sabem, eles nos surpreendem, enquanto coisas simples que pensamos que sabem, eles não tem nenhuma noção.
Quando introduzi o tema alimentação algumas senhoras que trabalham em casa de família me surpreenderam com o conhecimento que tinham sobre o assunto. Enquanto outros não se manifestaram não sei se por desconhecer o assunto ou por timidez.
Acredito que fui muito feliz com a idéia de trazer a nutricionista para orientar essas pessoas a ter uma alimentação saudável. No final da aula alguns alunos vieram me agradecer pela iniciativa.. Penso que o professor de EJA precisa conduzir suas aulas de modo a desenvolver temas do interesse dos alunos com o objetivo de qualificar a vida dessas pessoas que passam por tantas dificuldades para estarem em uma sala de aula à noite. Também nesta semana levei os alunos para o laboratório de informática. Tal foi a minha surpresa ao saber que esta foi a primeira vez que acessaram a internet. Embora apresentem bastante dificuldade para usar a tecnologia a turma se mostra bastante interessada e consciente da necessidade de se apropriar desta ferramenta. Alguns até comentaram que voltaram para a escola para ajudar os filhos nas pesquisas da escola.
A turma é bastante heterogênea e as dificuldades variam muito de um para outro. Os interesses também são bastante diferentes tendo em comum a vontade de aprender. São exigentes e acreditam que a aprendizagem acontece na sala de aula com atividades tradicionais.
Até o momento tenho me sentido muito sozinha e cheia de dúvidas uma vez que não conheço nenhuma colega que esteja realizando estágio com esta modalidade de ensino e ainda não recebi nenhuma orientação da supervisão de estágio. A professora titular da turma está acompanhando o meu trabalho e dá algumas sugestões que às vezes provocam mais dúvidas do que ajudam, porém, minha relação com a turma superam minhas expectativas. Eles têm se mostrado interessados, satisfeitos e participativos e isso me estimula e me coloca no compromisso de pensar uma aula sempre melhor que a outra.
sábado, 1 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário