É muito bom refletir sobre o que aprendemos em um semestre, mas diante de tantas aprendizagens é difícil destacar as mais significativas pois todas as disciplinas trouxeram para discussão questões de grande relevância para que nós professores nos tornássemos mais críticas e conscientes. As políticas sociais do Estado propõe criar estratégias para racionalizar recursos e esvaziar o poder das instituições democráticas
Na política educacional, avançamos na luta por uma educação para todos, porém retrocedemos na medida em que o Estado passa de executor a apenas avaliador e indutor da qualidade através da avaliação externa. A gestão de democrática da lugar a gestão empresarial, tomando como parâmetro de qualidade o mercado.
A leitura do texto, de Émile Durkheim, me fez refletir e perceber que o homem, sociedade e a educação, caminham juntas, ou seja estão interligadas.
A sociedade passa por transformações e cada etapa de seu desenvolvimento impõe um modelo de educação, ou seja, a escola está a serviço da sociedade.
A educação está condicionada a existência de uma geração de adultos e uma de crianças e jovens, sendo que a ação deve ser exercida pelos adultos e esta educação varia de acordo com as classes sociais e com as regiões, a cidade e o campo, o rico e o pobre. A criança deve ser ensinada de acordo com a função que vai ocupar, ou seja, filho de agricultor deverá seguir a profissão dos pais, a escola determina o futuro de seu aluno.
Na teoria de Weberiana de educação, as formas de dominação são a Dominação legal, onde o quadro administrativo consiste de funcionários nomeados por um senhor e os subordinados são os membros da associação. Quem ordena obedece uma regra, uma lei determinada para aquela atividade profissional.
Esse tipo de dominação está presente em todas as escolas, onde atendemos ideologias impostas pelo estado e pela legislação que temos que respeitar.
Para vencer todas as formas de dominação a que as escolas estão submetidas acredito que a postagem Avaliação individual de Um Projeto de Aprendizagem e Prática Docente, tenham sido as mais significativas. A primeira por ser uma proposta inovadora que permite ao aluno a oportunidade de fazer escolhas e conduzir a construção de seu conhecimento de forma autônoma. Possibilita a vivência de experiências compartilhadas nas discussões e pesquisas em busca das respostas as "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", em uma rede de colaboração. É uma proposta que viabiliza o desenvolvimento do trabalho de acordo com o interesse do aluno para que construa sua aprendizagem a partir de seu interesse permitindo a desenvolver habilidades para a sua formação cidadã.
A postagem prática docente deve ser destacada em função da importância da consciência da missão do professor que requer vocação e muito amor e também responsabilidade.
Ser professor é saber ensinar, é criar condições que possibilite a sua própria construção, já que o professor aprende enquanto ensina, seja na pesquisa, na observação das reações do aluno para diagnosticar o que ele precisa ou quer aprender. O professor precisa estar aberto às indagações, a curiosidade, as perguntas e também precisa saber ouvir o que seu aluno tem a dizer. Precisa também estar atento as inquietações do aluno, procurando compreender e intervir, visando ajudá-los.
sábado, 16 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário