NA MINHA ESCOLA É ASSIM
A escola, consciente de sua responsabilidade pela sociedade que está formando trabalha em busca de um ensino de qualidade para todos. Cada um deve fazer sua parte da melhor forma possível. Deve acreditar que alguma coisa sempre ficará com a criança, os professores são os grandes plantadores dessa semente do desejo.
A escola deve rever sua função social na comunidade na qual está inserida, pois não é uma entidade isolada no mundo, mas formadora de pessoas pensantes, críticas e atuantes na sociedade.
A escola tem a missão de desenvolver no aluno, competências que permitam a formação integral, afetiva, cognitiva, moral e social, auxiliando-o a fazer as conexões necessárias para enfrentar diferentes situações, levando o aluno a converter os problemas em oportunidades, utilizando os conteúdos sistematizados como meio de desenvolver suas habilidades.
O professor é o líder e co-responsável pelo conhecimento, integração e transformação social, o que exige estar em constante aperfeiçoamento.
Gestão Democrática
“A gestão democrática implica principalmente o repensar das estruturas de poder da escola tendo em vista a socialização.” (Passos, 1998. pág. 18)
Nossa prática tem proporcionado a todos os segmentos uma participação na tomada de decisões a serem tomadas, valorizando todas as opiniões, fazendo com que todos sintam-se parte do processo.
Valorização Profissional
“ Nunca se precisou pedir tanto do profissional e nunca se deu tão pouco a ele, tanto do ponto de vista da formação, quanto da remuneração e das condições de trabalho. (Vasconcelos, 1998, pág. 34).
Em nossa escola buscamos oportunizar momentos de formação, tanto na escola trazendo palestrantes ou em trocas de experiências e oficinas organizadas pelas próprias professoras, como em participação de cursos ou seminários.
A avaliação em minha escola requer muito estudo, leitura e reflexão, pois os professores avaliam de forma participativa, sistemática, durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo de nossa avaliação é promover nossos alunos, por isso deve respeitar e ver o educando como um todo, promover atividades que estimulem sua capacidade física e mental, oportunizando um crescimento individual e coletivo. A cada final de ano o corpo docente da escola se reúne para avaliar o resultado dos trabalhos realizados durante o ano letivo em todos os seguimentos onde o foco principal é a aprendizagem do aluno. Este ano a avaliação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos se deu no momento em que a escola recebeu os resultados do SAERS, analisando os resultados, para diagnosticar as defasagens de aprendizagem a fim de repensar nossa prática e estabelecer novas estratégias.
A avaliação da escola faz parte do processo administrativo e pedagógico, respeitando os objetivos expressos no PPP.
Os resultados de cada etapa avaliada servem de diagnóstico à comunidade escolar e a reformulação do PPP.
REGIMENTO ( NORMAS)
Nas séries iniciais a ação pedagógica fundamenta-se nos níveis de desenvolvimento e construção do conhecimento da criança, enquanto cidadã, oportunizando-lhe experiências enriquecedoras e significativas, organizando um ambiente aconchegante e desafiador, que propicie a exploração da curiosidade infantil, incentivando a ampliação das potencialidades físicas, sócio-afetivas, intelectuais e éticas, possibilitando-lhe o desenvolvimento do senso crítico e de progressiva autonomia. A ação pedagógica referida tem como base o plano político pedagógico que foi pensado, elaborado e aprovado pela comunidade escolar.
PLANO DE ESTUDO
Os Planos de Estudo foram elaborados pelos professores responsáveis por cada componente curricular, conforme os objetivos definidos para cada série, respeitando a capacidade cognitiva dos alunos. Foi apresentado para apreciação dos demais professores e para uma representação de pais.
Foi levado em conta os conteúdos programáticos de cada componente curricular e a distribuição do tempo escolar. Foram elaborados de acordo com a legislação vigente, a partir da realidade, com ênfase na interdisciplinariedade e com a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar.
Os Planos de Estudo são a organização detalhada dos componentes curriculares, projetos e atividades, atribuindo-lhe tempo, abrangência e intensidade.
Os Planos de Estudo elaborados a partir do Quadro Síntese foram analisados e aprovados pela Mantenedora, nos prazos estabelecidos.
PLANOS DE TRABALHO DO PROFESSOR
Os Planos de Trabalho são avaliados e reelaborados, anualmente, pelos professores responsáveis pelo componente curricular, ou pelos professores de currículo, atendendo aos conteúdos definidos, promovendo a diversidade de didáticas de aprendizagem e estímulando a interdisciplinariedade, em consonância com os Planos de Estudo e o Projeto Pedagógico da Escola
AVALIAÇÃO
A avaliação caracteriza-se como um processo contínuo, participativo, cumulativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. O ato educativo é percebido como um todo, onde ensino e aprendizagem ocorrem simultaneamente, onde avaliação e recuperação fazem parte desse processo, acontecendo, permanentemente, num mesmo tempo pedagógico, uma vez que são partes indissociáveis do processo, cujo compromisso maior é a aprendizagem.
A avaliação abrange dois focos distintos, específicos e intimamente relacionados:
a) a Escola como um todo;
b) o aluno, no seu desempenho escolar.
AVALIAÇÃO DA ESCOLA
A Escola procede, periodicamente, à avaliação de todas as suas realizações, face aos objetivos expressos na Proposta Pedagógico da Escola.
A avaliação da Escola envolve duas etapas:
a) avaliação de cada setor;
b) avaliação geral da Escola.
Os resultados da avaliação da Escola, como um todo, servem de base para a reavaliação e o aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico para o ano letivo seguinte.
AVALIAÇÃO DO ALUNO
A avaliação é um processo amplo, contínuo, sistemático, cumulativo e cooperativo, que envolve professores e alunos. Acontece ao longo do trabalho escolar, estando comprometida com todo o desenvolvimento do educando. Possibilita determinar as bases para a continuação do desenvolvimento curricular.
A avaliação, em consonância com os objetivos e conteúdos propostos, abrange aspectos qualitativos e quantitativos, incluindo o domínio de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades, atitudes, hábitos valores e competências.
É um processo dinâmico que tem como foco central o crescimento do aluno em todas as atividades da vida escolar.
Os critérios de avaliação elaborados pelos professores, aprovados no Projeto Pedagógico e expressos neste Regimento Escolar são os norteadores do processo de ensino-aprendizagem consonância com os Planos de Estudo e o Projeto Pedagógico da Escola.
Minha escola é uma escola que atende alunos de pré-escola à quinta série, passando por um momento de transição entre o ensino fundamental de oito anos e o de 9 anos .Este é um período de muitas dúvidas e requer muita leitura. Uma vez por semana os professores participam de momento de formação em reuniões pedagógicas, palestras e seminários e oficinas promovidas pelo município, onde são trabalhados temas de acordo com o interesse dos professores.
A escola busca apontar e valorizar as competências de cada membro envolvido no processo educativo.
A direção procura acompanhar o trabalho desenvolvido conversando com alunos e professores, articulando conteúdos e metodologias ao sucesso e fracasso dos alunos, buscando meios de melhorar os alunos em sua deficiência.
A escola possui muitas carências de pessoal, de recursos, de alguns professores, que por vários motivos não conseguem dar conta da demanda de uma sociedade exigente.
O aproveitamento do tempo pedagógico para qualificar o ensino é um desafio a ser alcançado.
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Um comentário:
Oi Ivone, pelo que entendi essas são as formas de organização e proposta do PPP da tua escola. Interessante pensar também como desenvolves a tua prática em sala de aula que corresponda com o proposto pela escola. Na avaliação, por exemplo. Fica como sugestão para reflexão. Abração, Sibicca
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