terça-feira, 28 de outubro de 2008

: A perspectiva marxista de educação. Marx e Mészáros

REFLEXÃO


Após realizar as leituras propostas e participar do fórum, me dei conta do poder que o capitalismo exerce sobre os diversos setores da sociedade ao qual se inclui a educação. O texto de Marx me levou a uma tomada de consciência com relação a importância do tempo para o desenvolvimento humano. Vivemos em um país capitalista e acabamos nos transformando em uma besta de carga em busca de bens materiais, valorizando o ter em detrimento do ser, competindo e produzindo riqueza alheia.
O sistema capitalista comanda as nossa ações, direcionando as políticas sociais, de acordo com os seus interesses. A ideologia capitalista é defendida pelo estado, pelos meios de comunicação e na maioria das vezes o povo é usado como massa de manobra, acreditando estar defendendo seus direitos. A escola, através das orientações que recebe do estado ou de projetos para educação, elaborado pela classe dominante que defende apenas o que é bom para a sua classe, também serve a classe dominante.
A classe trabalhadora avançou em suas conquistas, mas as reivindicações de Marx ainda persistem até os dias de hoje. A classe operária encontra-se obscurecidas pela ideologia dominante, sem compreensão de seus verdadeiros interesses. Hoje o homem que, encontra-se empregado não abre mão de sua hora extra, mesmo que isso represente aumento de desemprego ou trabalho informal.
Outra forma de alienar o homem, defendida pelo grande iluminista Adam Smith, que embora comprometido com a reprodução capitalista, é a divisão do trabalho, em que o homem fica condicionada a tarefas repetitivas limitando a visão do homem e o transformando em pessoa de poucas idéias. Está situação é vivida pelos trabalhadores do setor calçadista.
Quanto mais nos informamos mais tomamos consciência do quanto somos manipulados. Espera-se que este período esteja, próximo de mudar, quando o estado garanta uma educação de QUALIDADE , em que a massa da humanidade se torne iluminada e que o homem seja capaz de gerir sua vida conscientemente em busca de seu desenvolvimento pleno.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ivone, muito boa essa tua postagem, a partir da leitura das propostas de Marx e Mészáros fazes uma reflexão sobre o papel de cada um e da educação na sociedade capitalista. Abração, Sibicca