Estudando a história da educação espacial e pesquisa sobre esse assunto se conclui os objetivos dos programas de atendimento a esses alunos, na prática estão associados a “barateamento de custos”. A realidade dos recursos destinados a educação especial especializada com percentual é de 1%, o que comprova uma realidade de pouca inclusão e muita economia. Quando a escola especial foi pensada, o objetivo era baixar custos como as escolas não souberam diagnosticar e encaminhar os alunos que realmente precisavam desse atendimento e passaram a encaminhar alunos com dificuldade de aprendizagem, o número de alunos aumentou muito e com isso as despesas. Esse fator somado a resultado de pesquisas sobre a escola especial legitimou o ingresso desses alunos no ensino regular criando uma legislação para garantir o ensino de qualidade para esses alunos. Porém o que vimos é um descaso total sobre o assunto, falta de recursos o que impede a qualidade desses serviços uma vez que os sistemas de ensino com qualidade são os que apresentam alto grau de investimento. Esses dados fazem referência a educação especial de Porto Alegre (Azevedo2000) e também o contexto italiano (Baptista 2004).
Na Itália é apontada como exemplo de atendimento especializado com profissionais especializado atendendo em todas as instituições de ensino comum. Essa experiência italiana de inclusão/integração, apresenta pontos em comum com o trabalho presente na rede municipal de Ensino de Porto Alegre. Essa integração/inclusão reconhecida como de “qualidade”, concentra-se na rede pública dedicada à educação infantil, com investimentos em projetos experimentais com a participação de graduandos nessa área.
Os programas experimentais mencionados no texto de Claudio Roberto Baptista. fazem referência ao inicio desta década. Gostaria mais informações sobre o andamento desses programas e porque programas semelhantes não são desenvolvidas pelo estado, prefeituras em parceria com as universidades.
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Um comentário:
Oi Ivone :-)
Como comentário para sua postagem coloco o e-mail enviado pela professora Liliana no terceiro semestre do curso:
"O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM deve ser constituído por anotações
sobre o desenvolvimento das aprendizagens sendo
que as anotações devem conter argumentos e
evidências que caracterizem a aprendizagem. As
evidências devem contemplar situações relacionadas
tanto com as atividades das interdisciplinas
quanto com atividades extracurriculares (trabalho,
social, familiar, etc.)."
Acredita ter evidênciado e argumentado o tema "Qualidade ou Economia" em sua postagem?
Beijos
Melissa
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