domingo, 3 de maio de 2009

Construção do Conhecimento

Piaget a partir do estudo da construção do conhecimento estudou a gênese das estruturas cognitivas, explicando que a aprendizagem se constrói a partir da interação entre o sujeito e o meio através da assimilação e acomodação de ações. Explica também que para que haja estágios é necessário que a ordem de sucessão das aquisições seja constante, ou seja uma característica não aparecerá antes de outra. Podemos distinguir em qual estádio o sujeito se encontra observando-se sua relação com o objeto, suas características cognitivas, sua maneira de pensar, refletida na maneira como ele lida com suas dificuldades na sua realidade
Os estádios podem variar de uma população para a outra, uma vez que ele depende da experiência anterior dos indivíduos, dependendo do meio social que pode acelerar ou retardar o aparecimento de um estágio ou mesmo impedir sua manifestação. As idades médias dos indivíduos em cada estágio variam muito entre as populações.
A maioria das crianças que ingressam, na escola, pelas características que apresentam, encontram-se no período pré-operatório que é o período que surge a função simbólica e tem inicio o período que se dirigem a manipulação de objetos concretos, desdobrando-se em período simbólico e intuitivo. Esse período vai, em média, até mais ou menos os sete anos de idade, quando a criança começa a representar a realidade. É o período do faz de conta em que as crianças imitam os adultos. Na escola onde trabalho, na sala da pré-escola, têm um baú com vários objetos, sapatos e roupas para todas as idades para os alunos explorarem esse material. No momento do brinquedo livre os meninos gostam de brincar com carrinhos imitando os pais na direção, já as meninas gostam de brincar de casinha ou se vestindo com roupas de adulto imitando as mães. Nessa fase percebe-se também que a criança é egocêntrica, o que significa que não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas em relação a determinados tema ou objeto. Isso se reflete nas brincadeiras, não sabem compartilhar os brinquedos e ou material. Na rodinha de conversas falam ao mesmo tempo e não aceitam a opinião dos colegas. O pensamento da criança neste estádio é marcado pela intuição, pela percepção imediata da realidade e não pela lógica, o que gera conflito entre as crianças nas diversas interações sociais. Ivone Luz



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Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima postagem Ivone :-)
Conseguistes refletir sobre o assunto relacionando-o com sua prática pedagógica.
Beijos
Melissa