O filme, O Clube do Imperador, mostra um professor apaixonado por seu trabalho que tem sua vida modificada após conhecer um novo aluno, com quem inicialmente trava uma guerra de egos mas acaba desenvolvendo uma grande amizade. O professor trabalha em uma escola preparatória para rapazes que recebe alunos da alta sociedade americana. O professor Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos falando para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta.
Mesmo com os princípios de honestidade do professor e trabalhar para educar com exemplo que é o papel do educador para a transformação da sociedade, o professor foi enganado e trapaciado nos dois concursos pelo seu aluno Sedgewick, sendo que no segundo concurso usou a escola onde havia estudado e a influência do professor para trapaciar mais uma vez e assim se lançar candidato e seguir a carreira de seu pai ao qual não existia afeto nenhum.
Usei o exemplo do filme para mostrar que mesmo os professores mais atentos e comprometidos com a educação são manipulados de alguma forma. O currículo ao qual estamos atrelados é uma forma de sermos manipulados, os livros didáticos, a mídia e a própria sociedade ao qual a escola está inserida. Um outro exemplo de manipulação é a forma como o governo do estado está discutindo o novo plano de carreira para o magistério estadual. A governadora desgastada politicamente e com a certeza que a assembléia não aprovaria o plano de carreira conforme está sendo apresentado está simulando uma discussão com a sociedade. Para isso está convocando uma representação de alunos, pais e professores por coordenadoria, diretores de escola para apresentar o referido plano e depois usar a presença dessas pessoas nas reuniões para pressionar os deputados sobre a alegação de que a sociedade concordo com os absurdos que estão sendo apresentados.
Acredito que o plano de carreira deve ser repensado, mas a proposta apresentada só reforça o descaso do governo com a educação que a cada ano aumenta o número de alunos na sala de aula e reduz os investimentos com a educação.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ok Ivone :-)
Obrigada pelo retorno
Beijinhos
Melissa
Postar um comentário