A postagem Prática Avaliativa no Contexto Escolar é uma reflexão que merece destaque em função de que trata de práticas de avaliação para medir o conhecimento do aluno ou avaliação mediadora que acompanha todo o processo de ensino e aprendizagem e que é razão de muitas pesquisas, mas que não se refletem na prática uma vez que as escolas em sua maioria não abrem espaço para discussão sobre o assunto e até os professores que buscam mudança acabam praticando avaliação classificatória. Essa prática foi percebida na escola onde realizei meu estágio com uma turma de EJA.
A escola com a intenção de avaliar acompanhando todo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos através de registro de observações das aprendizagens, adotou uma prática ainda mais excludente onde através dos registros é determinado quais alunos estavam “prontos” para realizar uma prova e ser classificado para a totalidade seguinte. A avaliação adotada na escola destruía a confiança do aluno que além de se sentir fracassado, deixava de confiar na escola devido a falta de transparência e acabava abandonando a escola.
Esses conflitos se repetiam sempre que havia conselho de avanço. Isso me inquietou tanto que é tema de pesquisa em meu TCC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário