sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Senso Crítico

No VI semestre todas as interdisciplinas foram de extrema importância para qualificar a nossa prática com ênfase no desenvolvimento do senso crítico. As leituras indicadas na Interdisciplina de Filosofia da Educação com textos de Adorno e Kant. Onde Adorno coloca a autonomia como a única força capaz de nos livrar da barbárie. E Kant nos chama a atenção quando fala que não é suficiente treinar as crianças; urge que aprendam a pensar. Cabe a nós educadores a tarefa de desenvolver a autonomia de nossos alunos.
As leituras me levaram a refletir sobre minha prática e me conscientizou da complexidade do fazer docente. A sociedade contemporânea, marcada pela complexidade, pelas relações sociais em rede e pela tecnologia da informação e da comunicação cada vez mais avançadas, nos faz refletir e ter a certeza que a função da escola mudou e nós educadores precisamos estar em constante formação.

As aulas de Psicologia foram bastante esclarecedoras.
Piaget a partir do estudo da construção do conhecimento estudou a gênese das estruturas cognitivas, explicando que a aprendizagem se constrói a partir da interação entre o sujeito e o meio através da assimilação e acomodação de ações. Explica também que para que haja estágios é necessário que a ordem de sucessão das aquisições seja constante, ou seja uma característica não aparecerá antes de outra.
A leitura do material recomendado sobre o método clínico piagetiano e as atividades realizadas com alunos me ajudou a entender o estádio de desenvolvimento de meus alunos e assim fazer as intervenções respeitando o tempo de cada um para ajudá-los em suas dificuldades de aprendizagem.
O semestre foi de muitas aprendizagens, porém a que deixou marcas mais profundas foi a interdisciplina Pessoas com Necessidades especiais, pois em muitas situações me deparei com situação envolvendo aluno, ficava angustiada sem saber o que fazer e essa disciplina deu norte a minha prática e me ensinou a buscar respostas para minhas dúvidas. As dificuldades continuam porque na rede estadual não temos recursos e nem apoio, mas hoje tenho consciência de meus deveres e dos direitos destes alunos.

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