terça-feira, 30 de novembro de 2010

TEMA DE PESQUISA

Este semestre a primeira etapa foi a difícil tarefa de definir o tema de pesquisa para o TCC. Após isso chegou a hora de elaborar o esquema do trabalho. Depois que o esquema foi devolvido com as orientações da professora e tutora me pareceu que não seria tão trabalhoso. Mas consultar várias fontes e selecionar, desenvolver, formatar, analisar portfólios, realizar atividades de uma Eletiva, além das atividades do Seminário Integrador, foi muito trabalhoso e cansativo. Algumas vezes me senti incapaz, pensando que não daria conta. Agora que estou chegando ao final, o cansaço está tomando conta,parece que já não consigo pensar, as idéias não vêm, penso que ainda têm a banca e isso me angustia bastante. Foram tantas as reflexões para chegar ao foco da pesquisa que as vezes parece não estar muito claro.
Em meu TCC, o tema de minha pesquisa foi a Avaliação da Educação de Jovens e Adultos, porque embora esse tema tenha sido objeto de pesquisas, principalmente na área pedagógica pouco tem se refletido na prática de sala de aula. A avaliação ainda é um dos motivos do fracasso e do abandono desses alunos da escola. Espero que os resultados desta pesquisa sirvam de subsídio para que a prática pedagógica das escolas possam ser repensadas, adotando um sistema de avaliação que contemple todo o processo de ensino-aprendizagem, através da ação-reflexão, numa visão crítica, desafiadora e transformadora, propiciando a permanência do aluno e do professor, desenvolvendo habilidades de cada indivíduo.

Nenhum comentário: